Douradenses conquistam 43 medalhas na etapa regional das Paralimpíadas Escolares

  • Redação 94 FM
Foto: Claudemir Pereira/Fundesporte
Foto: Claudemir Pereira/Fundesporte

Atletas de Mato Grosso do Sul tiveram excelente desempenho na Etapa Regional das Paralimpíadas Escolares 2023 e voltam para casa com a segunda colocação geral. A competição aconteceu em Brasília (DF) e encerrada neste domingo (3). No total, os sul-mato-grossenses conquistaram 105 medalhas, sendo 63 de ouro, 29 pratas e 13 bronzes.

Na delegação de Mato Grosso do Sul, atletas de Dourados, apoiados pela Funed (Fundação de Esporte de Dourados), tiveram desempenho fundamental para a conquista do Estado. Os douradenses conquistaram 23 medalhas de ouro no atletismo e outras duas na bocha. Além disso, foram mais 12 medalhas de prata e seis de bronze.

“Foi um resultado histórico e que mostra que o trabalho desenvolvido em Dourados com o apoio da Funed é de alto nível. Além das medalhas, tivemos 17 atletas classificados para representar o Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro Escolar, que acontece em novembro”, comemora Luís Arthur Spinola Castilho, diretor-presidente da Funed.

As Paralimpíadas Escolares acontecem no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). Neste ano, o evento na capital paulista será de 27 de novembro a 2 de dezembro.

Segundo Lugar

A competição na capital federal contou com provas de atletismo, bocha e natação, com a participação de 530 estudantes-atletas na faixa etária de 12 a 18 anos, com deficiências física, intelectual e visual. A delegação foi coordenada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS).

Na classificação final, Minas Gerais ficou com o título e Goiás fechou a competição em terceiro. Mais nove unidades federativas participaram da etapa na capital federal: Distrito Federal (4º), Rondônia (5º), Mato Grosso (6º), Amazonas (7º), Tocantins (8º), Roraima (9º), Bahia (10º), Acre (11º) e Piauí (12º).

Por modalidade, Mato Grosso do Sul sagrou-se campeão na bocha, com 43 pontos. O atletismo sul-mato-grossense encerrou as Paralimpíadas em segundo lugar, com 1.104 de pontuação. Já na natação, o Estado terminou na quarta posição, somando 218 pontos. Por um pódio, Mato Grosso do Sul não repetiu o feito da edição 2022, quando assegurou 106 medalhas (52 de ouro, 30 de prata e 24 de bronze) e ficou em terceiro lugar geral.

Em Brasília, a seleção sul-mato-grossense foi composta por atletas de dez municípios: Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sidrolândia e Três Lagoas. Todos estes se destacaram na seletiva estadual, as Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul, realizadas pela Fundesporte em julho deste ano.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.