Termina nesta quinta-feira prazo para pagar IPVA 2019 com desconto de 15% em MS
A expectativa da Secretaria da Fazenda é arrecadar R$ 767 milhões com o IPVA 2019.
Hoje (31) é o último dia para a população sul-mato-grossense pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) de 2019 com desconto de 15%. O IPVA também pode ser parcelado, sem desconto, com as datas de vencimento em janeiro, fevereiro, março, abril e maio. A expectativa, de acordo com a Secretaria da Fazenda, é arrecadar R$ 767 milhões com o IPVA deste ano.
Os canhotos só têm validade até o vencimento dos mesmos. Para pagar após o vencimento, o contribuinte poderá acessar o site da Sefaz (www.sefaz.ms.gov.br) ou procurar a Agência Fazendária de cada município. No site o contribuinte poderá emitir uma nova guia para pagamento, já com os valores atualizados de multa e juros.
Do total arrecadado, 50% é destinado ao município em que o veículo está registrado e o restante permanece nos cofres públicos estaduais e são aplicados conforme o planejamento financeiro, podendo ser utilizado para pagamento de servidores até políticas públicas como Educação, Saúde, Segurança, entre outros.
Frota
Segundo informações do governo, a frota sul-mato-grossense registra leve aumento e passa de 1.006.449 veículos em 2018 para 1,5 milhão de veículos em 2019.
Como é feito o cálculo
O valor do IPVA é calculado sobre os preços médios de mercado do automóvel usado (valor venal), multiplicado por sua alíquota. O valor de mercado é avaliado pela tabela da FIPE, contratada para apurar a base de cálculo do imposto.
Em caso de dúvidas, a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) orienta os contribuintes a conferir o boleto por meio do site. Para mais informações, entre em contato com a secretaria no telefone: (67) 3411-6200.
DÚVIDAS
Em caso de dúvidas, a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) orienta os contribuintes a conferir o boleto por meio do site.
O valor do Imposto é calculado sobre os preços médios de mercado do automóvel usado (valor venal), multiplicado por sua alíquota. O valor de mercado é avaliado pela tabela da FIPE, contratada para apurar a base de cálculo do imposto.