Sem informar a população, prefeitura cancela 11ª Festa do Peixe e perde pelo menos R$ 200 mil
Considerada pelo próprio prefeito Murilo Zauith (PSB) um atrativo regional de grande importância para geração de emprego e renda em Dourados, a Festa do Peixe não será realizada este ano. Sem dar qualquer tipo de explicação aos frequentadores deste tradicional evento, a Prefeitura de Dourados cancelou a 11ª edição sem que a imprensa oficial divulgasse o fato publicamente.
A 94 FM apurou junto a interlocutores do prefeito que a falta de recursos impediu a realização do evento. Levados em consideração os resultados obtidos no ano passado, segundo divulgação da própria prefeitura, o município perde pelo menos R$ 200 mil com o cancelamento da festa. Esse foi o valor movimentado na 10ª edição, conforme divulgado à época.
Embora um dos jornais da cidade tenha publicado ainda no dia 20 de março que a 11ª Festa do Peixe seria realizada de hoje (17) a domingo (20), a edição deste ano não sairá do papel. A única informação que revela isso não foi repercutida pela imprensa oficial. Somente a Resolução nº. 003/2014/GAB/SEMDES/PMD, publicada no Diário Oficial do Município do dia 1º de abril, demonstra a incapacidade do Executivo para realizar o evento.
Nessa publicação oficial a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Neire Colman, cancela a Resolução nº. 002/2014/GAB/SEMDES/PMD, “que regulamenta o evento 11ª Festa do Peixe de Dourados 2014” e o Edital de Chamada Pública nº 001/2014/SEMDES/PMD, “de seleção das propostas para comercialização no evento 11ª Festa do Peixe de Dourados 2014”.
A resolução foi assinada ainda no dia 28 de março pela secretária. Portanto, mesmo ciente da incapacidade de realizar a Festa do Peixe desde aquela data, a administração municipal não prestou qualquer tipo de esclarecimento público nesses mais de 15 dias. Essa falta de preocupação em manter a população informada contradiz com o alarde comumente feito pela prefeitura quando pretende divulgar um feito.
Em anos anteriores, por exemplo, quando a Festa do Peixe era realizada havia forte divulgação. Em 2011, Zauith ressaltava que a realização do evento representou o resgate da autoestima da população douradense. Em 2013, quando a 10ª edição reuniu 20 mil pessoas (cálculos da Guarda Municipal) entre os dias 27 e 30 de março, o prefeito deixou-se fotografar às margens do lago, soltando peixes para os torneios de pesca.
Este ano, a única informação divulgada pela prefeitura destaca a liberação do Parque Antenor Martins, onde era realizada a Festa do Peixe, para pesca de sexta-feira (18) a segunda-feira (21).