Inmetro vai verificar medidores de energia elétrica dos consumidores que relataram aumento nas contas de luz
Os casos devem ser tratados individualmente.
Após as constantes reclamações sobre o aumento na conta de energia dos moradores de Mato Grosso do Sul, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) informou que vai analisar os relógios medidores de energia elétrica de imóveis onde houve diferenças exorbitantes nos valores da conta de luz. Os casos devem ser tratados individualmente.
Essa decisão foi informada ontem (23), durante reunião entre o Ministério Público, a Defensoria Pública, Procon, Inmetro e a Polícia Federal.
Para a reportagem da 94FM, o diretor de Gestão de qualidade João Alfredo Carneiro, explicou que o Inmetro já faz esse serviço periodicamente na sede da empresa, porém, agora, as verificações, desses consumidores que tiveram o aumento abusivo, devem ser feitas individualmente.
Caberá ao Procon de cada município solicitar as verificações, juntamente com a Energisa e ao Inmetro.
Contas parceladas
A Energisa anunciou na terça-feira (22) que os consumidores que tiveram aumento 'muito acima da média' nas contas de energia poderão parcelar a fatura em até quatro vezes. De acordo com a empresa, as negociações podem ser feitas em qualquer agência de atendimento da empresa a partir de hoje (24).
A medida foi decidida durante reunião entre a Energisa e o Procon-MS, que havia notificado a empresa, por causa das constantes reclamações do aumento na conta de energia dos moradores.
Justificativa
O coordenador comercial da concessionária de Dourados, Jonas Ortiz Rudis, justificou a cobrança excessiva pelas altas temperaturas registradas em Mato Grosso do Sul, principalmente no último mês de dezembro, que causaram elevação do consumo de energia dos clientes. Além disso, outro argumento é porque as crianças estão em período de férias escolares, o que, naturalmente, de acordo com ele, provoca aumento de consumo.
Porém, esse argumento da Energisa é contestado pelos consumidores, já que alguns dizem que o consumo é o mesmo que os dos meses anteriores.
“Minha conta, de R$ 94 foi para R$ 935 no mês seguinte, um absurdo. A Energisa diz que está tudo certo. Estou pedindo desde agosto providências e nada acontece. Em dezembro paguei R$ 1,5 mil sem mudar nada na rotina de consumo. Os valores só sobem sem justificativa.”, disse uma douradense.
Outras pessoas falaram que a resposta da Energisa não justifica o aumento, já que muitas pessoas sequer, têm ar-condicionados em casa e nem filhos, e a rotina segue normal dos meses anteriores.
Protesto
Na segunda-feira (21), dezenas de douradenses fizeram protesto em frente à empresa, querendo respostas sobre o valor alto nas contas de luz. O vereador Marçal Filho, que também esteve presente nesse dia, querendo respostas, disse que embora só assuma uma vaga na Assembleia Legislativa em fevereiro, irá cobrar da empresa uma justificativa plausível para os aumentos. "Não se trata de reclamações pontuais e sim de pessoas dos mais diferentes bairros da cidade", argumentou o motivo.
"Como deputado estadual, a partir do mês que vem, vou levar essa discussão para os demais parlamentares. Temos que buscar uma solução", ressaltou o parlamentar durante conversa com os moradores.