Com esgoto a céu aberto, trecho da antiga W12 é chamado de ‘Rua Tietê’ pelos moradores

Há mais de uma semana o esgoto “brota”, se mistura com a terra e produz uma lama esverdeada que exala mau cheiro

  • Alexandre Duarte

Moradores de um trecho da antiga W12, no Parque dos Coqueiros em Dourados, entraram e contato com a redação da 94FM para relatar o incômodo causado pelo esgoto a céu aberto, que há mais de uma semana “brota” em frente a algumas residências.

Uma das moradoras, a auxiliar de produção Ivanilde Machado, 46 anos, conta que ela e os vizinhos já entraram várias vezes em contato com a Sanesul (Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul), porém, com soluções levianas e paliativas a estatal ainda não conseguiu resolver o problema.

Outro prejudicado, o construtor Aindes Alves da Silva, 50 anos, relata que o andamento da obra que conduz está com o desenvolvimento prejudicado devido o problema do esgoto. “Não consigo dar andamento na obra, tive que desconectar a encanação da casa da tubulação do esgoto, toda a sujeira estava entrando pelos canos e saindo nos banheiros da obra, ninguém aguenta trabalhar aqui com esse cheiro, essa rua deveria se chamar Rua Tietê”, reclamou.

Já a esteticista Aline Viana de Oliveira, 24 anos, disse que a situação está insustentável e que também já efetuou diversas reclamações via telefone na Sanesul, mas tudo fica apenas em números de protocolos.

A reportagem entrou em contato com a empresa, que através do gerente regional, Paulo César Marques Torraca, informou que tomou conhecimento de problemas do gênero no trecho acima descrito e que providências já foram tomadas para solucionar o caso.

Outros problemas

Além do caso de esgoto a céu aberto, a Sanesul nos últimos tempos tem sido alvo de diversas reclamações, normalmente relacionadas a frequentes desabastecimentos em algumas regiões da cidade e também em razão da famosa ‘água suja’, que surge na torneira do douradense em períodos chuvosos.

O contrato da Sanesul com a prefeitura de Dourados, para a prestação de serviços de saneamento básico vence em 2019. Há algum tempo rumores de uma possível municipalização do setor é ouvido na cidade, contudo, o movimento perdeu força na atual administração.