Acrissul diz que embargo da China é uma questão comercial, e não sanitária
Para o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Jonatan Pereira Barbosa, o embargo da China à carne brasileira está longe de ser uma questão sanitária. Segundo ele, a suspensão de compra da carne produzida no Brasil é apenas uma questão comercial, como forma de pressionar o mercado.
Segundo ele, a China compra a melhor carne do mundo, que é a carne brasileira, pelo menor preço. Considerando a influência do câmbio, dólar e euro, nenhum outro país consegue comprar a carne pelo preço pago pela China. Ele também criticou o que chamou de “moralismo sanitário” por parte do mercado chinês, considerando que o país não tem grandes restrições sanitárias quando o assunto é o consumo de carne.
O presidente da Acrissul lembrou ainda que os casos diagnosticados no Mato Grosso e em Minas Gerais não tratavam-se do mal da vaca louca, mas sim doenças atípicas que não comprometem a qualidade da carne e nem justificam a restrição do mercado chinês. No entanto, segundo ele, o fechamento há quase 3 meses afeta não somente estes dois estados, mas toda a produção nacional.