'Vizinha do shopping', sucuri Mafalda pode ganhar novo lar após perder mãe
Animal com mais de um metro de comprimento foi flagrado por funcionários do Instituto do Meio Ambiente de Dourados
Mafalda é jovem, com idade estimada em menos de um ano. Quem já conseguiu vê-la de perto indica que mede de um a um metro e meio de comprimento. Também acredita-se que tenha ficado órfã há aproximadamente 60 dias. E agora essa vizinha do shopping de Dourados poderá ter que mudar de endereço.
A descrição acima diz respeito a uma sucuri filhote que vive no Parque Arnulpho Fioravanti, abaixo da Rua Joaquim Teixeira Alves. Ela foi flagrada na manhã desta segunda-feira (4) por funcionários do Imam (Instituto do Meio Ambiente de Dourados), que já lhe deram nome e elegeram mascote do órgão público.
"Já desconfiávamos que havia uma sucuri ali, mas ainda não tínhamos conseguido ver. E hoje de manhã, enquanto fazíamos uma manutenção, conseguimos vê-la numa saída de água ao lado de um contêiner, perto da sede", informou à 94FM o arquiteto e urbanista Fábio Luis da Silva, diretor-presidente do Imam.Ele disse acreditar que o animal é filhote de outra sucuri, maior, com três metros de comprimento, encontrada morta há aproximadamente 60 dias. Agora, o caso de Mafalda está nas mãos da PMA (Polícia Militar Ambiental), a quem Silva recorreu com pedido de análise sobre um possível manejo para outro lugar.
"A sucuri não oferece perigo se não for provocada. E aqui ela tem alimento, como roedores. Mas temos receio de criar uma superpopulação do animal", explica do diretor-presidente do Imam, que cita o projeto de revitalização do parque como uma das justificativas para precaver essa situação.
Ele lembra que anos atrás, por volta de 2015, uma sucuri foi encontrada no muro de um estabelecimento vizinho ao Parque Arnulpho Fioravanti. Mas tranquiliza ao mencionar que naquela ocasião a estrutura não estava tão bem cercada quanto agora.
Além disso, segundo o diretor-presidente do Imam, o equilíbrio da fauna nesta área possibilita maior conforto aos animais do lado de dentro. O lago artificial existente no local tem canais de ligação ao Córrego Paragem.