Vereador de Dourados perde mandato e ex-secretária municipal assumirá vaga
Presidência da Câmara de Dourados informou que convocará suplente para assumir o cargo nesta terça-feira
A Câmara Municipal de Dourados comunicou nesta segunda-feira (10) a perda do mandato do vereador Antônio Braz Genelhu Melo (PSC) por causa de condenação judicial em segunda instância fruto de processo relativo ao período em que foi prefeito do município, na década de 1990. No lugar dele, assumirá a suplente da coligação “Por Amor a Dourados I”, Denize Portolann de Moura (PR), ex-secretária municipal de Administração e de Educação.
Leia também:
-Prefeitura processa vereador aliado para receber R$ 900 mil de danos ao município
Ex-prefeito de Dourados (de 1989 a 1992 e de 1997 a 2000), Braz Melo foi eleito vereador nas eleições municipais de 2016 ao obter 2.107 votos. Empossado, teve o nome apoiado pela prefeita Délia Razuk (PR) na disputa pela presidência da Casa de Leis, mas na primeira sessão dessa legislatura acabou derrotado por 10 votos a 9 pela chapa liderada por Daniela Hall (PSD), apoiada pelo grupo de oposição.
Desde o início do atual mandato, ela já foi titular das secretarias municipais de Administração e de Educação, sempre nomeada pela prefeita, mas pediu para deixar o último cargo em meio à crise na rede municipal de ensino.
Em comunicado divulgado à imprensa, a Câmara de Dourados revela que a perda do mandato de Braz Melo "ocorre por decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3)”.
“Cumprindo a determinação judicial referente à condenação criminal em sentença transitada em julgado na ação de improbidade administrativa, que tramitou na 1ª Vara Federal de Dourados (MS), o Ato da Mesa nº 001/2018 decidiu com fundamento no artigo 213, parágrafo IV, § 1º, do Regimento Interno, pela perda do mandato”, informa a nota assinada pela chefe do Legislativo municipal, Daniela Hall (PSD).