Um ano após primeiro óbito por Covid, Dourados amarga 523 vidas perdidas
Primeira vítima fatal da pandemia em Mato Grosso do Sul foi idosa moradora em Batayporã que precisou ser transferida para hospital douradense e faleceu dia 31 de março de 2020
Boletim divulgado nesta sexta-feira (2) pela Prefeitura de Dourados revela que o novo coronavírus já causou 523 mortes no município. Desse total, 324 vítimas eram moradores locais e 199 residiam em outras cidades.
O primeiro óbito atribuído à Covid-19 no Estado foi confirmado em uma unidade hospitalar douradense. Era dia 31 de março de 2020 quando as autoridades estaduais divulgaram o falecimento de uma idosa de 64 anos, moradora em Batayporã. (relembre)
Ela havia testado positivo para doença após contato com familiar assintomática que viajou para a Bélgica. Atendida na cidade de origem, precisou ser transferida para o Hospital da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul) em Dourados em função da gravidade do caso, mas não resistiu.
Na atualização feita hoje pela prefeitura, foram confirmadas três mortes na quinta-feira (1). Somente uma das vítimas era morador local, um homem com comorbidades, internado em hospital particular no dia 31 de março.
Também ontem faleceram duas mulheres por Covid-19 em Dourados. Ambas tinham comorbidades.
Uma delas residente de Eldorado foi internada na cidade de origem em 12 de março, mas precisou ser trazida para unidade hospitalar particular no dia 18 passado.
A outra vítima morava em Naviraí e foi atendida em hospital público de Dourados no dia 19 de março.
Essa mais recente divulgação das autoridades municipais detalha que os casos confirmados da doença somam 24.373. Desse total, 22.376 correspondem a pacientes recuperados.
Há também 1.571 em isolamento domiciliar. Outros 126 seguem internados, dos quais 67 em enfermarias e 59 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), cujas vagas na rede púbica, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), seguem com 100% de ocupação.