UFGD recebe último debate da Semana Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas
O Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas de Mato Grosso do Sul (CEAD/MS) está realizando, desde o dia 19 de junho, uma série de debates na capital do Estado, para marcar a Semana Nacional e Estadual de Prevenção às Drogas. O debate de encerramento do evento acontecerá em Dourados, nesta segunda-feira (26/06), no Cineauditório da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O evento conta com o apoio da UFGD, do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMAD) e de outras entidades ligadas ao assunto.
O debate, que vai iniciar às 18h, terá como tema “Álcool e outras drogas e o agravamento da condição de vulnerabilidade social em Populações Indígenas no Estado de MS”. A mesa de debates será composta com representantes da subsecretaria de Políticas para Povos Originários, da Polícia Federal, do CEAD/MS, do Ministério Público Federal e do Projeto Cuidar, projeto de extensão da UFGD que trabalha com a prevenção ao abuso de álcool e outras drogas na Reserva Indígena de Dourados.
A presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas de Mato Grosso do Sul, Denise Souza e Silva, afirma que há um desafio de alinhar as ações de combate ao abuso de substâncias com as políticas direcionadas a grupos sociais vulneráveis. “Entendemos que Dourados, por ser o município com a maior concentração de população indígena em área urbana, é o melhor local para se debater e buscar o alinhamento de políticas com relação aos povos originários”, defende Denise. Ela agradece o apoio da UFGD que vem sendo parceira do CEAD desde 2019, por meio do Projeto Tekoha Marane’y, e que atualmente vem atuando nesta temática por meio do Projeto Cuidar.
A coordenadora do Projeto Cuidar, professora Gicelma Chacarosqui, elogia a iniciativa do CEAD/MS e do COMAD, que se sensibilizaram em trazer parte da programação da Semana Estadual para Dourados. “Este evento é importante para reunir lideranças e equipes que trabalham com essa temática. A preocupação de trazer o encerramento do evento para Dourados demonstra que as entidades envolvidas na prevenção ao álcool e outras drogas estão atentas à situação dos povos originários de nossa cidade”, avalia Gicelma.
A docente entende que a união entre as entidades é fundamental, já que cada grupo tem sua abordagem e atuação e, por meio do diálogo, as iniciativas podem vir a se complementar. “Diferentemente dos conselhos que trabalham a prevenção por meio de cursos e palestras, por exemplo, o Projeto Cuidar tem uma atuação integrada e transversal. Para evitar a problemática do abuso de álcool e drogas junto à comunidade tradicional, nossa equipe trabalha cuidando dessa comunidade de forma zelosa e carinhosa, e do jeito que a comunidade indica que deve ser feito”, exemplifica a professora da UFGD.
SERVIÇO
Debate: “Álcool e outras drogas e o agravamento da condição de vulnerabilidade social em Populações Indígenas no Estado de MS”.
Data: 26/06
Local: Cineauditório UFGD - Unidade I. Endereço: Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso.
Horário: 18h