UFGD leva peça de teatro à Praça da Juventude nesse domingo

  • Assessoria/UFGD
Cena da peça Cães (fotografia: Raique Moura)
Cena da peça Cães (fotografia: Raique Moura)

No próximo domingo, 3 de abril, às 19h, acontece a apresentação da peça curta “Cães”, com o Núcleo Teatral Isadora (NUTIS), no Teatro da Praça da Juventude. O evento faz parte do projeto de extensão “Arte na Praça: vivências artísticas com mulheres” e é gratuito, para toda a comunidade. A programação não para por aí: no mês seguinte se apresenta o espetáculo “A vida nos traz presentes inesperados”, do Núcleo Cena Viva, às 19h do dia 15 de maio.

O “Arte na Praça”, além da mostra de espetáculos, oferece, ainda, rodas de conversa sobre diversos temas e oficinas artísticas, estas últimas voltadas para mulheres jovens e adultas e para crianças. Todas as atividades são desenvolvidas de forma gratuita na Praça da Juventude - Estação Cidadania, que fica na R. Costa Rica, 2-108 - Parque das Nações, Dourados – MS.

As ações tiveram início em março e ainda há vagas para as oficinas, que acontecem todas as quintas-feiras, às 14h30. As atividades são simultâneas para que mulheres que cuidam de crianças possam participar. Nas oficinas para mulheres, o foco será a iniciação teatral e para as crianças, haverá atividades artísticas e de recreação.

Todo o projeto é uma realização da UFGD e tem como parceiros a Secretaria Municipal de Cultura de Dourados e os grupos artísticos: Coletivo Clandestino, Núcleo Teatral Isadora, Núcleo Cena Viva e Orendive Teatro Intercultural.

Mais informações: [email protected]

Serviço:

→ Oficinas para mulheres e oficinas para crianças

Todas as quintas-feiras, às 14h30, na Praça da Juventude. Participação gratuita.

→ Peça curta: “Cães” com o Núcleo Teatral Isadora

Domingo, dia 03/04, às 19h no Teatro da Praça da Juventude. Entrada gratuita.

Sinopse: Quando Cristóvão Colombo chegou ao Novo Mundo, escreveu, maravilhado, a seus financiadores — os Reis da Espanha — que aquele lugar deveria ser o Paraíso na Terra. Árvores majestosas, frutos saborosos, fontes de água límpida e habitado por uma gente nua e inocente. Colombo pede aos reis que “não permitam que aqui venha ou ponha pé nenhum estrangeiro — salvo católicos cristãos.” Ironias à parte, da beleza da arara restou o nome do execrável pau de arara, e a gente inocente assumiu a função dos cães que guardam o que ainda é possível extrair deste Paraíso Perdido.

Produção: Núcleo Teatral Isadora | Direção e Dramaturgia: Beto Mônaco | Atuação: Gina Tocchetto | Criação de Luz: Gil Esper | Direção Musical: Willian Grando | Provocação Artística: Roberta Ninin | Fotografia de cena: Raique Moura | Fontes utilizadas na dramaturgia: Excertos de Carta de Cristóvão Colombo, Poesia “Espanha e Holanda”, de Leila Diniz, Poema Fábula “Ossos” e Canção “Vento”, de Gina Tocchetto.

→ Espetáculo: A Vida Nos Traz Presentes Inesperados

Domingo, dia 15/05, às 19h no Teatro da Praça da Juventude. Entrada gratuita.

Sinopse: Uma mulher comum, anônima, igual a tantas outras, em um espaço praticamente vazio. No dia do seu aniversário de casamento, ela recebe um presente inusitado de seu marido. Sozinha em cena, ela faz um balanço de sua vida enquanto abre o pacote. A partir daí, memória, imaginação, sonhos e alucinações se misturam em uma narrativa não linear, para refletir sobre a condição feminina na sociedade atual. O que é ser mulher no mundo de hoje? Violência doméstica, opressão, machismo, frustrações, solidão e ausência de perspectivas são alguns dos temas visitados pela montagem, que não tem respostas prontas e tampouco apresenta soluções fáceis, mas procura sensibilizar o público em relação a estes temas tão urgentes e preocupantes nos tempos atuais.

Produção: Núcleo Cena Viva (Dourados-MS) | Atuação: Vânia Marques | Direção: José Parente | Criação, dramaturgia, figurino e objetos: Vânia Marques e José Parente | Iluminação: Gil Esper | Operação de luz e som: Rodrigo Bento e Bruno Augusto | Fotos: Bruno Augusto e Raique Moura | Edição de vídeo: Cadu Modesto

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.