Treinamento sobre rotas de fuga é realizado no HU-UFGD

Integrantes da equipe de brigadistas de incêndio de todos os turnos do hospital participaram da capacitação

  • Redação com Ebserh
Brigadistas em momento de atuação no treinamento (Foto: Divulgação/HU-UFGD)
Brigadistas em momento de atuação no treinamento (Foto: Divulgação/HU-UFGD)

A Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USOST) do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Ebserh, iniciou em agosto do corrente ano, a capacitação de sua equipe de brigadistas, intitulada “ATIVIDADE PRÁTICA DE ORIENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO DE ROTAS DE FUGA AOS BRIGADISTAS DO HU-UFGD”. Atualmente a equipe de brigadistas de incêndio do hospital é constituída por 124 voluntários de diferentes áreas de atuação (área assistencial, administrativa e prestadores de serviços), abrangendo todos os turnos de trabalho.

A capacitação tem como referência a NR - 23  "Proteção contra Incêndios do Ministério do Trabalho e Previdência" e a Norma Técnica nº 17/2016 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Mato Grosso do Sul (CBMMS), objetivando capacitar os brigadistas para utilização das rotas de fuga para abandono de áreas de forma ordenada, rápida e segura em eventuais emergências que possam surgir, por meio de ações de identificação, de comunicação e de controle do sinistro, até a chegada do Corpo de Bombeiros Militar. Eles necessitam deste tipo de treinamento presencial no próprio local de trabalho, visando melhor ambientação com as rotas de fuga e abandono de área, caso seja necessário.

De acordo com o Técnico em Segurança do Trabalho e também brigadista, Luciano Ribeiro da Silva e coordenador do treinamento um dos objetivos almejados é garantir que os brigadistas, já previamente capacitados no curso de formação, conheçam as medidas básicas de evacuação em caso de sinistro/emergência " e também possam realizar o procedimento de abandono de área de forma segura e consciente por toda a população, fixa e flutuante, que se encontrar nas dependências do hospital, de modo a preservar a integridade física de todos, evitando o agravamento da situação em todo período emergencial", explica.

A Brigada de Incêndio do HU-UFGD foi constituída em 2018 e segue ativa, por meio de recomposição, reciclagem e formação de novos brigadistas. Além disso, a USOST realiza reuniões mensais com estes, onde são praticadas atividades de uso de hidrantes, extintores de combate ao princípio de incêndio, conhecimento de rotas de fuga e pontos de encontros, de “tours” (visitas) nas dependências do hospital para conhecimento da estrutura física (reservatórios de águas e localização de pontos de captação, sistema hidráulico de abastecimento, entre outros).

Vale ressaltar que a brigada de incêndio do HU-UFGD tem se demonstrado totalmente eficiente no combate ao princípio de alguns tipos de incêndios, ocorridos dentro das dependências da própria instituição (casos isolados), o que comprova a extrema necessidade de capacitação contínua para que os brigadistas, em uma eventual necessidade possam ser proativos e eficientes, evitando quaisquer situações de pânico, obtendo o controle total da

Rede Ebserh

O HU-UFGD faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde setembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.