Trânsito de Dourados acumula vítimas após prefeito desistir de redutores de velocidade

Motociclista teve perna amputada em acidente ocorrido a menos de 200 metros de uma das lombadas eletrônicas que Alan Guedes desistiu de ativar

Motociclista foi socorrida em estado grave após acidente (Foto: Leandro Holsbach)
Motociclista foi socorrida em estado grave após acidente (Foto: Leandro Holsbach)

Pouco mais de um mês após o prefeito Alan Guedes (PP) desistir de ativar redutores de velocidade que o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) instalou em Dourados a seu pedido, as ruas da cidade acumulam vítimas em meio à inércia do mandatário, que prometeu intensificar a fiscalização e lançar campanha educativa.

Na quinta-feira (7), Feriado da Independência, a motociclista Aldenir Barbosa Venial pilotava uma moto pela Avenida Weimar Gonçalves Torres quando, no cruzamento com a Rua Santos Dumont, foi atingida pela condutora de um veículo Eco Sport que teria desrespeitado a sinalização de parada obrigatória.

O acidente aconteceu a menos de 200 metros de uma das lombadas eletrônicas que o prefeito Alan Guedes desistiu de ativar há pouco mais de um mês e a vítima foi socorrida em estado grave, com amputação de uma das pernas, ao Hospital da Vida. (saiba mais)

Na segunda-feira (4), o trânsito de Dourados vitimou Daniel Alves Silva, de 71 anos, que morreu atropelado ao tentar atravessar a Rua Nelson de Araújo, na área central. A vítima estava com a esposa quando foi atingida por um moto entregador entre as avenidas Marcelino Pires e Joaquim Teixeira Alves. (relembre)

Em 31 de julho, o prefeito Alan Guedes anunciou ter desistido de ativar as lombadas eletrônicas, controladores de velocidade e radares instalados pelo Detran a pedido da prefeitura para tentar conter o crescente número de mortes no trânsito local.

Naquela mesma data, a Prefeitura de Dourados começou a veicular mídia por meio da qual afirmava que esses equipamentos visavam salvar vidas. “É melhor prevenir, conscientizar do que lamentar. Novos radares para desacelerar as mortes. É pela sua vida e a paz da sua família”, alerta a campanha, que acabou retirada do ar.

Em maio, a administração municipal divulgou que desde o início dos trabalhos para o controle de velocidade, com a instalação dos radares e lombadas eletrônicas, o número de acidentes com vítimas fatais em Dourados diminuiu. “Em abril, por exemplo, foram registrados 195 acidentes, desses, seis vítimas fatais, já em maio foram 172 acidentes e três vítimas fatais”, detalhou à ocasião.

Porém, às vésperas da ativação dos equipamentos que custaram ao menos R$ 400 mil para os cofres públicos, Alan Guedes recuou. “Não tenho dúvida de que reduzir a velocidade diminui os acidentes. Mas apesar do objetivo bem definido, tenho ouvido muito as pessoas. Ouvi entidades, motoristas, motociclistas e também pedestres. E essas conversas me fizeram tomar uma decisão: os radares e lombadas eletrônicas estão suspensos em Dourados”, anunciou. 

Em matéria institucional divulgada pela prefeitura, o prefeito afirmou que seriam “intensificadas ações educativas, entre elas, a implantação da Escola Pública de Trânsito”. “De acordo com o prefeito, o excesso de velocidade é um problema que precisa ser disciplinado no trânsito douradense, mas que a Agetran deve apostar no caminho da educação dos condutores”, noticiou a administração municipal.

“Para aumentar a disciplina no trânsito de Dourados e buscar a redução no número de acidentes, principalmente com vítimas, serão instalados redutores físicos padronizados de acordo com a legislação, equipamentos já adquiridos e intensificar o posicionamento estratégico das equipes de segurança viária, com intervenções nos cruzamentos onde há o maior índice de sinistros de trânsito. Estão previstos também aumento na fiscalização em parceria com a Guarda Municipal, inclusive com a utilização dos conhecidos bafômetros, para combater a combinação ‘álcool e direção’, outro problema crônico”, detalhou a prefeitura.


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