Prefeitura estima gastar R$ 375 mil a mais para recuperar as ruas do sul da cidade
Tapa-buracos nas ruas de Dourados com R$ 5 milhões do Governo do Estado terá empresa conhecida no dia 2 de outubro
Somente no próximo dia 2 de outubro, às 8h, a Prefeitura de Dourados deverá realizar licitação para escolha da empresa que vai executar serviço de tapa-buracos com os R$ 5 milhões garantidos pelo Governo do Estado por meio de convênio assinado no dia 26 de julho. Conforme o edital, a recuperação das ruas da região sul da cidade deve custar R$ 375.308,86 a mais do o previsto para o norte.
Em dois lotes, os trabalhos devem ser executados nas vias abaixo da Rua Joaquim Teixeira Alves e acima da Avenida Weimar Gonçalves Torres. Além dessas duas, também foram excluídas da área de abrangência do serviço as avenidas Marcelino Pires e Hayel Bon Faker.
PRODUTIVIDADE DESEJADA
"Para cada região a contratada deverá disponibilizar no mínimo cinco equipes a fim de garantir a produtividade desejada", estabelece a prefeitura no edital já disponível para empresas interessadas. O aviso da licitação do tipo menor preço, agendada para as 8 horas do próximo dia 2 de outubro no Centro Administrativo Municipal, foi publicado na edição desta quarta-feira (30) do Diário Oficial do Município.
Nessa ocasião ocorrerá a "contratação de empresa especializada em engenharia para execução de obras de manutenção de vias públicas - reconstituição de pavimento asfáltico, recomposição de capa asfáltica e recomposição de pavimento (tapa buracos) - na zona urbana no Município, com recursos provenientes de Convênio nº 002/2017- SGI/COVEN nº 27.636/2017, firmado entre o Governo do Estado e o Município de Dourados-MS".
LOTES
A 94FM apurou que a prefeitura estima gastos de 2.687.654,43 para executar o tapa-buracos no lote 2, relativo à região sul da cidade, cujas ruas situam-se abaixo da Joaquim Teixeira Alves. Já para o norte de Dourados, relativo às vias acima da Weimar Gonçalves Torres, são previstos R$ 2.312.345,57, valor R$ 375.308,86 menor.
"Cada frente de trabalho para a execução dos serviços deverá possuir os seguintes equipamentos: Caminhão com caçamba de 6 m³/sistema de aquecimento, com tanque de emulsão, compressor de ar, martelete de 20 a 30Kg, espargidor tipo agulha e/ou regador. Caminhão caçamba basculante de 6m³; Rolo compactador vibratório, tandem, auto propelido, cilindro liso de aço, 40 hp - 4,4t, impacto dinâmico 3,1t; Cortadora de pavimento com disco diamantado; Ferramentas manuais diversas (enxadas, pás, picaretas, rastelos, carrinho de mão e etc...); Máquina fotográfica com aplicativo gps ou screen", estabelece o edital.
ATÉ AGORA
Desde o início do ano, a Prefeitura de Dourados já contratou R$ 3.121.514,57 junto a Enerpav G.S. Ltda para execução de serviço de recuperação e conservação de vias urbanas (tapa-buraco ou recomposição do pavimento, remendo profundo e recapeamento asfáltico), em diversas ruas e avenidas da cidade e dos distritos do município.
Com sede em Campo Grande, a empresa que tem como sócios Emerson Arlex Saltarelli e Fagner Saltareli, de acordo com o CNPJ consultado junto à Receita Federal do Brasil, obteve no dia 7 de março um contrato de R$ 773.437,27 com dispensa de licitação para executar um serviço emergencial. No dia 19 de abril ela também venceu outra concorrência pública e foi escolhida para manter os trabalhos por mais R$ 2.348.077,30.
No dia 15 de agosto, a assessoria de comunicação social da Prefeitura de Dourados informou que "com quatro equipes destinadas à recuperação da malha asfáltica, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) alcançou mais de 60 mil metros quadrados de buracos tapados e aliviou a situação de ruas principais em vários bairros e no centro".