“Suplemento não é bomba”, afirma o nutricionista Rodolfo Peres em entrevista à 94FM

Peres esteve em Dourados no último final de semana, quando realizou um workshop sobre nutrição esportiva

  • Alexandre Duarte

O nutricionista esportivo Rodolfo Peres, em entrevista exclusiva para a 94FM, desmistificou vários mitos e temores com relação aos suplementos nutricionais. O profissional esteve em Dourados pela primeira no último final de semana, quando realizou um workshop para profissionais da área de nutrição, educação física, medicina e entusiastas do setor.

Há 11 anos na profissão, o nutricionista é uma referência no ramo e era aguardado em Dourados há muito tempo. Atualmente Peres mudou seu consultório de São Paulo-SP para Londrina-PR. Ele atende diariamente diversos artistas e atletas famosos. Um dos novos pacientes é o cantor sertanejo Gustavo Lima, que realizou a primeira avaliação na semana passada.

Com relação aos suplementos, Peres afirma que o setor vem crescendo de forma vertiginosa nos últimos anos, por isso, hoje há produtos para todos os bolsos e necessidades. Seja um adolescente, um adulto, um idoso, um atleta olímpico ou um frequentador eventual de academia, todos podem consumir os suplementos para potencializar os efeitos. Até quem sofre de doenças crônicas, como diabetes, pode desfrutar das benesses da suplementação.

Porém, Peres alerta que a orientação é a chave do sucesso na obtenção dos resultados. “É fundamental que a pessoa interessada procure um profissional da área para ter a devida orientação. Isso é importante, pois existem muitas variáveis e para cada perfil há uma receita diferente. Outro mito é com relação ao custo, mas devido ao surgimento de novos fabricantes os preços já baixaram consideravelmente nos últimos anos”, disse.

Outra questão fundamental é com relação a procedência e qualidade do produto. Conforme Peres, é importante observar no rótulo do produto se o mesmo é autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Caso não encontre tal indicação, é aconselhável procurar outra marca.

O que são os suplementos?

O nutricionista explica que apesar da confusão, os tão falados suplementos não tem o menor vínculo com os anabolizantes, popularmente conhecidos como ‘bomba’. Os suplementos são fruto do desenvolvimento tecnológico nutricional, que após anos de muita pesquisa conseguiu isolar as proteínas que contribuem para o desenvolvimento muscular.

Atualmente há suplementos com origem nas proteínas do leite (conhecidos como Whey Protein), do ovo (albumina) e da carne (do tipo carnivor). Todos, segundo o especialista, tem a mesma finalidade, porém, somente com a devida orientação e avaliação de um profissional é que o interessado vai saber qual a melhor combinação para o seu perfil e propósito.

Já os anabolizantes são hormônios sintetizados em laboratório e utilizados erroneamente por aqueles que desejam ganhar músculos de forma rápida e sem muito esforço. Todos já devem ter ouvido falar dos exames antidoping, que vez ou outra flagram atletas tentando burlar as regras para alcançar desempenho superior.

Um dos casos que ganhou repercussão mundial nos últimos tempos foi da nadadora brasileira Rebeca Gusmão, pega no doping após os jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, realizados em 2007. Na amostra de sangue da atleta foi detectado um excesso de testosterona (hormônio masculino). Como punição, Rebeca perdeu as medalhas que ganhou na competição e foi banida do esporte.

Exercícios e alimentação

Os suplementos sozinhos não são capazes de alcançar os resultados desejados. Para isso, Peres defende que o primeiro passo para conseguir o sonhado corpo malhado é sair do sedentarismo. Depois do pontapé inicial é que se deve procurar um profissional para a avaliação. Os cuidados com a alimentação também são fundamentais, pois a ingestão em excesso de alimentos doces e gordurosos pode tornar o processo mais lento.

Livros

Peres é autor do livro ‘Viva em dieta, Viva Melhor’, obra que já está em sua segunda edição e traz diversos esclarecimentos e dicas para aqueles que buscam uma vida saudável e um corpo definido.

A obra custa R$ 60,00 e em Dourados pode ser encontrada na drogaria Farma & Farma, no cruzamento da Avenida Marcelino Pires com a Rua Aquidauana.