Sul-mato-grossense lança livro sobre cantora lírica brasileira

A escritora Mazé Torquato Mazé reside em Paris desde 1985.

  • Vanessa Freixo
Cantora Maria d'Apparecida - Imagem: mariadapparecida.eu
Cantora Maria d'Apparecida - Imagem: mariadapparecida.eu

Nascida em Glória de Dourados (MS), a escritora Mazé Torquato Chotil está lançando seu oitavo livro "Maria d'Apparecida negroluminosa voz", referente à biografia da cantora brasileira que fez sucesso em Paris e na Europa. Maria era admirada pelo poeta Carlos Drummond de Andrade e por diversos artistas franceses.

Segundo Mazé, a cantora negra Maria d’Apparecida não pôde fazer carreira no Brasil por causa da cor de sua pele. Por isso, seguiu carreira no exterior, nos palcos mais disputados da música lírica europeia, antes de alcançar o do Rio de Janeiro.

Conforme dito pelo escritor Jorge Amado, “Maria d’Apparecida, eis a grande voz do Brasil, profunda e bela, ecoando em Paris, marcando a presença do nosso canto, de nossa poesia, refletindo nossa face de povo”. Ela cantou Carmen na Ópera de Paris, fez disco com Baden Powel, foi  modelo, amante e musa de artista plástico, além de ter divulgado a música brasileira (lírico, MPB e folclore) por meio século na França.

Capa do livro
Capa do livro "Maria d'Apparecida negroluminosa voz" - Imagem: Divulgação
Maria d’Apparecida morreu em 2017 em Paris esquecida do público. Com isso, o lançamento vem resgatar sua história e trajetória de vida. Informações sobre a venda do livro podem ser acessadas aqui

Outros detalhes sobre a cantora foram reunidos em um vídeo. Clique aqui para acessar.

Sobre a escritora

Mazé Torquato Mazé é jornalista, pesquisadora e doutora em ciência da informação e da comunicação pela Universidade de Paris VIII. A escritora sul-mato-grossense vive em Paris desde 1985.

É autora de José Ibrahim: o líder da primeira grande greve que afrontou a ditadura, Trabalhadores exilados: a saga de brasileiros forçados a partir (1964-1985), Lembranças do sitio, Lembranças da Vila, Minha aventura na colonização do Oeste e Minha Paris brasileira. Em língua francesa, é autora de L’Exil ouvrier e Ouvrières chez Bidermann: une histoire, des vies.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.