Simted de Dourados se posiciona contra fechamento do 6º ao 9 º ano nas escolas
Para sindicato Dourados precisa fazer uma discussão de um projeto político educacional
Em assembleia realizada no dia 28 de novembro no Sindicato dos Trabalhadores em Educação – Simted de Dourados foi levantada a discussão relativa ao fechamento das escolas de 6º ao 9º ano. Essa decisão tem preocupado os trabalhadores em educação e a sociedade em geral, já que promete mexer com toda a organização do trabalho e no dia a dia dos alunos.
Dessa forma, ficou deliberado que o Simted de Dourados é contrário a medida tomada pela Semed, uma vez que a proposta não teve participação dos trabalhadores e da comunidade. Essa decisão implicará diretamente nos postos de trabalho e cotidiano da população, somando- se ainda o não esclarecimento a comunidade do que está sendo proposto.
Para o Simted de Dourados essa ação não condiz com uma educação democrática, já que o primeiro passo deveria ser a consulta da sociedade e dos trabalhadores envolvidos, pois são vários os dilemas que esta ação trará para a vida dos alunos, dos pais e também dos profissionais da educação em ofício.
Por isso os trabalhadores da educação pedem a interrupção do processo de fechamento das salas de aula, e também que seja aberto um amplo debate, envolvendo a comunidade, trabalhadores, Semed, Sed e prefeito. Essa medida ocasionará um conflito geográfico no deslocamento dos alunos para essas escolas.
Um exemplo são as escolas municipais Aurora, Weimar, Efantina, Luiz Antonio, Iria e Avani que hoje oferecem do 6º ao 9º ano na região oeste da cidade, os alunos terão como única opção na região a escola estadual Reis Veloso. Ocorre que a própria demanda da escola já pede abertura de novas salas.
Não há possibilidade de 1º ao 5º no Reis Veloso, pois a escola só atende uma sala de 5º ano que será fechada no próximo ano para serem abertos novos nonos. Desse modo, a partir de 2014 os alunos da região oeste, principalmente dos nono anos, terão que se deslocar longas distâncias em busca de vagas.
Dourados precisa fazer uma discussão de um projeto político educacional que tenha como objetivo estabelecer as formas que o estado deve participar na educação de Dourados, estabelecer um viés pedagógico para a educação. Assim como disponibilizar estruturas que atendam os envolvidos e recursos humanos para o trabalho.