Sicredi Centro-Sul MS/BA reúne associados no maior evento sobre investimentos do interior de MS

Jornalista Clayton Conservani encerrou o evento com mensagem positiva sobre coragem, liderança e sentimento

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Sicredi Centro-Sul MS/BA – instituição financeira cooperativa – promoveu quinta-feira, 25 de abril, o maior evento sobre investimentos do interior de Mato Grosso do Sul, reunindo mais de 500 associados interessados em conhecer o mercado financeiro. O encontro aconteceu em Dourados, no espaço de eventos da Unigran, e era gratuito para cooperados.

O primeiro painel da tarde foi com o doutor em Economia Aplicada e economista chefe do Sicredi, André Nunes, que fez uma abordagem sobre os cenários econômicos internacional e nacional, trazendo informações sobre inflação, taxas de juros, cadeias de suprimentos, guerras, mercados, moedas e projeções. André apresentou o crescimento concentrado que ocorreu no Brasil em 2023, com destaque para a agropecuária, consumo das famílias e exportação.

O economista também apresentou uma projeção negativa para a agropecuária este ano, com redução da safra em alguns estados e margem de lucro sendo a pior dos últimos 15 anos em se tratando de soja e milho. Mas, apontou o desendividamento das famílias, queda da inadimplência, mercado de trabalho aquecido e olhar atento do investidor para as taxas de juros. André destacou ainda que, apesar das perspectivas de crescimento para curto prazo, há necessidade de ajuste fiscal para o controle das despesas obrigatórias do país.

O segundo painel foi com o economista Raphael Palone, sócio da FK Partners escola de finanças, Dionatan Severo, economista e gerente de negócios de investimentos do Centro Administrativo Sicredi, e César Nappi, economista e analista de crédito do Asset do Sicredi. Eles abordaram sobre as perspectivas para os investimentos dando foco para a importância da diversificação da carteira.

Os economistas destacaram a importância de se ter clareza dos objetivos dos investimentos, dos valores a serem aplicados e da janela de tempo para cada carteira. Segundo Raphael Palone, é possível o investidor ganhar dinheiro até na recessão e, por isso, a importância das finanças comportamentais para o direcionamento das decisões. “Há uma narrativa de fácil ganho com investimento, sendo que na verdade investir é para não ficarmos pobres. Há um bombardeio de informações com dados que, às vezes, não são as melhores decisões”.

Todos destacaram a importância do Invest+ Talks que aproxima a instituição financeira cooperativa dos associados, dando suporte nas decisões sobre investimentos com o oferecimento de consultoria especializada, assistência e orientação da equipe da Sicredi Centro-Sul MS/BA.

 O terceiro painel, mediado por Raphael Palone, foi com o economista e diretor de produtos de Previdência da Icatu, Henrique Diniz, e com a advogada e planejadora financeira, especialista em planejamento tributário e sucessório, Luciana Pantaroto. Ambos enfatizaram o tema desafiador do evento e a importância de planejar financeiramente a vida familiar transformando o dinheiro em algo eficiente, com destaque para a Previdência Privada que ajuda a planejar a sucessão familiar, somada a diversos benefícios, sendo um deles que o produto não transita em inventário.

Raphael Palone destacou que apenas 4% dos brasileiros guardam dinheiro e Luciana lembrou que investimentos a longo prazo são essenciais para a aposentadoria e para o repasse de um legado. “O investidor só deve estar atento à legislação e à tributação, com olhar para bons produtos e boas estratégias de investimento”.

Coragem, liderança e sentimento

Encerrou a primeira edição do Invest+ Talks, o jornalista Clayton Conservani que conduziu a série Planeta Extremo, da Rede Globo, explorando em expedições pelo mundo todo o potencial da natureza e dos limites humanos. Durante a palestra, o jornalista fez uma analogia entre os investimentos financeiros e os investimentos nas histórias contadas ao longo da carreira, sendo que ambos tiram as pessoas da zona de conforto, utilizando o cérebro e o coração.

Clayton disse que foi durante expedição no Everest, o topo do mundo, que descobriu ainda mais seus limites, talentos e habilidades de como manter a cabeça boa nos momentos de pressão. “E eu estava lá para dar o meu melhor todos os dias, dar o meu máximo. Assim é a equipe do Sicredi que planeja, organiza e controla os imprevistos para seus associados na área do investimento”, dando destaque para a importância do planejamento e de estar ao lado de especialistas para a tomada de decisões. 

“A prevenção é uma virtude. No Alaska precisei de treinamento específico para aguçar sentidos e subir a montanha mais fria do planeta. Ouvi minha liderança. Você precisa acreditar em pessoas que valem à pena na sua vida para tomar decisões”, enfatizando que o Sicredi acredita nas pessoas e tem especialistas à disposição de seus associados. “Você vai para onde você olhar, olhar para o caminho que quer seguir. Nosso pensamento gera sentimento que gera comportamento”. Ele encerrou a palestra com a frase do ciclista americano Lance Armstrong que diz que “o sofrimento é passageiro e desistir é para sempre”.

Cooperativa

Durante a programação, um painel sobre a Sicredi Centro-Sul MS/BA foi apresentado pelo diretor executivo, Giorgio Bonato, pela gerente de relacionamento, Renata Camargo, e pelo gerente de captação, Maurício Okabayashi. Eles apresentaram os números positivos da Cooperativa referentes aos últimos cinco anos; os investimentos sociais feitos ao longo do tempo e o portfólio completo com as opções de investimento.

Encerrou o evento o presidente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Paulo Roberto Neves, que agradeceu a equipe da Cooperativa pela organização do Invest+ Talks e a participação dos associados. O presidente destacou a importância de se investir recursos na área financeira, social e na vida familiar. “Todos contribuíram com suas histórias que deixam exemplos para todos nossos associados”.

Sobre a Sicredi Centro-Sul MS/BA

A Sicredi Centro-Sul MS/BA é uma instituição financeira cooperativa que possui 49 agências e área de atuação em 38 municípios do Mato Grosso do Sul e 54 municípios da Bahia. A Cooperativa oferece mais de 300 soluções para o seu dia a dia e para o dia a dia do seu negócio, te envolvendo nas decisões, fortalecendo a região onde atua, dividindo os resultados.

O atendimento a todo associado é feito presencialmente, via WhatsApp (51) 3358-4770 ou pelos telefones 3003-4770 ou 0800 724 4770.

Conheça a Cooperativa pelo site www.sicredi.com.br/home  e pelas redes sociais no Instagram @sicredicentrosulmsba e no Facebook @SicrediCentroSulMSBA


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.