Sem ar-condicionado, pacientes e funcionários sofrem com calor na UPA de Dourados
Sem ar-condicionado, as janelas seriam uma alternativa para ajudar a amenizar o calor, mas elas têm tela de proteção, deixando o local sem ventilação.
Há aproximadamente cinco meses sem ar-condicionado, funcionários e pacientes da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) estão sofrendo com o calor. Uma douradense, que fez a denúncia e pediu para não ser identificada, entrou em contato com a reportagem da 94FM, e disse que desde março funcionários e pacientes estão passando por essa situação. Na recepção, local que mais reúne pessoas na unidade, principalmente no período da tarde, o ar-condicionado não funciona, assim como em outras salas da UPA. Conforme a denúncia, os únicos equipamentos que estão funcionando são os das salas dos coordenadores.
Sem ar-condicionado, as janelas seriam uma alternativa para ajudar a amenizar o calor, mas elas têm tela de proteção, deixando o local sem ventilação, o que é prejudicial à saúde de quem está na unidade. “Desrespeito com a população e com os funcionários”, disse a douradense.
Além do calor, outro problema é com o copo descartável. Apenas pacientes podem usar. Se o funcionário quiser tomar água ou café, por exemplo, precisa levar o recipiente de casa.
Funcionários também alegam que não têm reajuste há três anos. De acordo com eles, para poder receber mais, precisam fazer hora extra, e isso está prejudicando a saúde dos próprios funcionários, já que estão trabalhando mais do que podem.
Os funcionários chegaram a recorrer à prefeita Délia Razuk (PR), mas ela explicou que não tem previsão de aumento, porque a prefeitura não tem dinheiro. “A prefeita disse que não tem previsão, porque está devendo muito. Ela está judiando da população. Na hora de pedir voto, a prefeita disse que a prioridade era a educação e saúde, mas isso não está acontecendo”, desabafou.
Sobre a questão do ar-condicionado, a douradense também relatou que já foi solicitado à prefeitura, mas até o momento, ninguém fez nada.
ARRECADAÇÃO MILIONÁRIA
Desde que 2018 começou até esta sexta-feira (20), a Prefeitura de Dourados já arrecadou mais de R$ 433,206 milhões em receitas.