Secretária de Educação determina aulas até dia 30 de dezembro em Dourados
Ano letivo será prorrogado para compensar os 12 dias de paralisação por causa da greve dos educadores
As aulas de aproximadamente 27 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino de Dourados devem encerrar somente no dia 30 de dezembro. Resolução assinada pela secretária de Educação Marinisa Kiyomi Mizoguchi e publicada na edição desta sexta-feira (15) do Diário Oficial do Município estabelece os dias de reposição necessários para compensar a greve dos educadores.
Conforme a Resolução/ Semed nº 038/2014, que “Dispõe sobre a Reposição de Aulas nos Centros de Educação Infantil e Unidades Escolares na Rede Municipal de Ensino”, será necessário “esticar” o ano letivo para cumprir os 200 dias letivos previsto em lei.
Marinisa considera que a reposição das aulas deve compensar a “greve que se realizou nos dias 17, 18, 21, 22, 23, 24, 25, 28, 29, 30, 31 de julho e 1º de agosto de 2014”. Embora tenham sido marcados pela paralisação dos educadores, 15 e 16 de julho foram descartados, por se tratar de dias não letivos, como já anunciava o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação).
Ainda segundo a resolução assinada pela secretária, a reposição também utilizará os dias 13,14,16,17 de agosto, “com exceção do dia 15/10/2014”, data de comemoração ao “Dia do Professor”.
O encerramento do calendário escolar será no dia 30 de dezembro deste ano, mas nos dias 24 e 26 de dezembro não haverá aulas. A secretária também determina que a reposição de aulas acontecerá “de segunda-feira à sexta-feira, com exceção dos sábados, feriados e aulas programas”. “Após o cumprimento dos dias letivos as Unidades Escolares deverão realizar os seus exames finais, e a avaliação institucional para o encerramento do Ano Escolar”, estabelece em parágrafo único.