Secretário de saúde de Dourados diz que prefeitura deve reassumir Hospital da Vida
Desde que assumiu a pasta, Nogueira tem afirmado que a prefeitura deve reaver a administração dos hospitais públicos
O secretário de saúde do município de Dourados, o médico Sebastião Nogueira, está prestes a realizar um antigo sonho, o de voltar a administração do Hospital da Vida para a prefeitura. Atualmente o hospital é gerido pelo Evangélico, que comumente é apontado pelo secretario como um dos culpados pelo caos na saúde pública.
O sonho pode se concretizar após a divulgação, nesta segunda-feira (17), do resultado da licitação para a escolha do novo administrador do Hospital da Vida. Conforme explicou o secretário, apenas uma empresa se candidatou, mas foi reprovada por não atender às exigências do edital, porém, ainda tem cinco dias para recorrer do resultado.
Nogueira disse também que na hipótese da empresa não obter sucesso no recurso, ou mesmo que desista desta prerrogativa, a prefeitura irá reassumir o hospital em maio, quando vence o contrato com o atual administrador.
Hospital Evangélico
A reportagem da 94FM entrou em contato com o superintendente do Hospital Evangélico, Eliezer Branquinho. Questionado sobre o motivo pelo qual a instituição não participou da nova licitação, ele disse que nos moldes do atual edital, administrar o Hospital da Vida deixou de ser viável para a empresa.
Ainda segundo Branquinho, além da redução no valor do repasse, o edital também previa outras condições, que segundo ele, são impossíveis de serem cumpridas pelo Evangélico.
A reportagem também questionou o superintendente, se não houve por parte da prefeitura alguma espécie de manipulação do edital, de modo a evitar propositalmente a inscrição do Evangélico.
“Eu acredito que a administração municipal fez tudo conforme os moldes da lei, porém, infelizmente, nas condições atuais não é mais viável para o Evangélico administrar o Hospital da Vida. Mas a instituição garante que fará uma transição tranquila, seja para outra empresa ou para a prefeitura”, finalizou.