Secretário de saúde acusa Evangélico de desviar dinheiro do Hospital da Vida

Declaração surgiu quando a redação entrou em contato a fim de questionar o atraso no pagamento dos enfermeiros do HV

  • Alexandre Duarte

Em conversa com a redação da 94FM no final da tarde de ontem (12), o secretário de saúde de Dourados, afirmou que o Hospital Evangélico desvia dinheiro público que deveria ser usado no HV (Hospital da Vida). Tal manobra seria uma das responsáveis por boa parte das mazelas do HV, além disso, o secretário sugere que a ação visa forçar a administração municipal a aumentar o valor do contrato.

Vale lembrar que há alguns anos a prefeitura de Dourados terceirizou a administração dos hospitais públicos, passando o Hospital da Vida para o controle do Evangélico e o Hospital Universitário para as mãos da UFGD.

A declaração surgiu quando a redação entrou em contato a fim de questionar o atraso no pagamento dos enfermeiros do HV. O secretário disse que realizou o repasse para o Evangélico na quarta-feira (11), e que o pagamento só não foi feito antes por incompetência do próprio hospital.

De acordo com o secretário, o repasse oriundo do Ministério da Saúde é feito entre os dias cinco e sete, porém, antes de transferir a parcela correspondente ao Hospital da Vida, é necessário que o Evangélico cumpra algumas regras de ordem burocrática, como o envio de certidões de negativas de débito e notas fiscais.

O secretário denuncia que a administração do HV enviou os documentos somente no dia 10, e com falhas, já que as certidões negativas estavam vencidas. Assim, o repasse somente foi realizado na quarta-feira (11), e por este motivo o hospital atrasou o pagamento do corpo de enfermagem.

A 94FM entrou em contato com a diretoria do Hospital Evangélico, que através de seu representante disse que prefere não comentar o assunto.