Saúde orienta pais sobre intervalos das vacinas infantis contra a Covid
Por precaução, deve ser respeitado o intervalo de 15 dias entre vacina da covid e outras
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou orientação para pais, conforme nota técnica emitida pelos fabricantes das vacinas contra a Covid-19 para crianças, que os responsáveis devem respeitar os intervalos determinados para cada marca.
A vacina Coronavac, foi liberada para crianças de 6 anos ou mais e adolescentes até 17 anos, desde que tais grupos não sejam imunossuprimidos ( pessoas que têm o sistema imunológico mais debilitado e se tornam mais vulneráveis ao agravamento da doença. Exemplo: lúpus, HIV, artrite reumatóide, doenças inflamatórias intestinais, entre outras). O intervalo para a criança vacinada com Coronavac deve ser de 28 dias da 1ª para a 2ª dose.
Já a Pfizer foi autorizada para crianças de 5 a 11 anos, sem restrições e tem o tempo de intervalo entre a 1ª e 2ª dose de 8 semanas, ou 56 dias.
Outro fator importante é ressaltar que a vacina contra a Covid-19 não deve ser administrada de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil, por precaução, sendo recomendado um intervalo de 15 dias. Os pais devem informar caso a criança tenha tomado alguma outra vacina.
“Na hora do agendamento nas unidades de saúde, é feita a primeira triagem, e conferida a carteirinha de vacinação da criança. Quando a criança é vacinada com a 1ª dose, os pais já recebem as orientações sobre a próxima dose e já fica anotado a lápis a data no comprovante de vacina para que não esqueçam. Qualquer dúvida pode ser tirada com os profissionais nas UBS’s”, explicou Waldno Pereira de Luceno, secretário municipal da Saúde.