Rodovia bloqueada por índios é liberada após três horas em Dourados

Rodovia bloqueada por índios é liberada após três horas em Dourados

Os índios que bloqueavam trecho da BR-463 nesta sexta-feira (8) encerram o protesto às 15h30 e liberaram o tráfego de veículos. A manifestação foi encampada pelo mesmo grupo de guaranis-kaiowá que na quarta-feira (6) foi alvo de despejo da fazenda Serrana, em Dourados.

Após a chegada de um representante da Funai (Fundação Nacional do Índio), os manifestantes cobraram rapidez na condução dos processos demarcatórios que teriam, segundo pessoas lidadas à causa indígena, foco nessa área que reivindicam como Tekoha Apyka'i.

O bloqueio no quilômetro 6 da BR-463, em Dourados, teve início às 12h e só chegou ao fim às 15h30. Segundo o inspetor Waldir Brasil, responsável pela Delegacia de Dourados da PRF (Polícia Rodoviária Federal), o trânsito pôde fluir normalmente pela perimetral norte.

Na quarta-feira (6), esses mesmos índios foram despejados da fazenda Serrana por ordem judicial. Policiais federais cumpriram mandado de reintegração de posse expedido há 14 meses pela 1ª Vara da Justiça Federal de Dourados.

Segundo o CIMI (Conselho Indigenista Missionário), o alvo do despejo foi uma família com nove pessoas. Assim que deixaram o local, conhecido popularmente como Curral de Arame, voltaram a montar acampamento, desta vez do outro lado da rodovia, mas de frente para a fazenda.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.