MPE quer saber se robótica milionária funciona nas escolas de Dourados

Vistoria em unidades da rede municipal de ensino de Dourados faz parte de apuração sobre suposta irregularidade em contrato de R$ 8,7 milhões

Prefeitura de Dourados prestou esclarecimentos em procedimento aberto pelo MPE (Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados)
Prefeitura de Dourados prestou esclarecimentos em procedimento aberto pelo MPE (Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados)

O promotor Ricardo Rotunno determinou que servidores da 16ª Promotoria de Justiça de Dourados visitem escolas da rede municipal de ensino para apurar a efetiva utilização das unidades modulares para aulas de robótica. Deverá haver coleta de informações acerca da dinâmica educacional, quantidade de alunos atendidos e obtenção de folhas de frequência, além de constatação acerca da acessibilidade dos locais.

Essa determinação consta em despacho proferido na quarta-feira (27) no âmbito da Notícia de Fato nº 01.2023.00005098-7, instaurada pelo MPE-MS a partir de ofício enviado pelo MPF (Ministério Público Federal), que apurou uma série de suspeitas na contratação de R$ 8.753.000,00 e declinou a atribuição para investigar e eventualmente punir responsáveis porque a verba utilizada foi municipal e não federal.

As vistorias in loco devem ser feitas em três unidades escolares distintas e aleatórias dentre as noticiadas no bojo do procedimento, “tudo mediante relatório, acompanhado de memorial fotográfico a ser acostado ao feito”, “em complemento as informações já carreadas e visando dar continuidade à instrução do feito”.

A iniciativa do MPE ocorre após a Prefeitura de Dourados enviar respostas ao pedido de esclarecimentos contido no Ofício nº 0406/2023/16PJ/DOS, endereçado ao prefeito Alan Guedes em 19 de julho com prazo de 10 dias úteis para devolutiva.

O alvo das suspeitas é o contrato celebrado em dezembro de 2021 pela Prefeitura de Dourados com a Megalic LTDA, sediada em Maceió, Alagoas, que totalizou R$ 8.753.000,00. A maior parte desse montante, R$ 8.137.000,00, foi destinada para aquisição de 50 kits de Solução Robótica Educacional e posteriormente, no dia 10 de março de 2022, a administração municipal empenhou (reservou recursos) mais R$ 616.000,00 para pagamento do 2º Termo Aditivo ao Contrato nº 181/2021/DL/PMD, referente a prestação de serviços de capacitação e treinamento embutido no kit Solução Robótica Educacional (SRE), conforme solicitado através da CI nº 192/2022/SEMED, objetivando atender a Rede Municipal de Ensino.

Essa empresa fornecedora foi alvo de operação deflagrada pela Polícia Federal no início de junho contra suposta fraude licitatória e superfaturamento em municípios alagoanos. E a gestão do prefeito Alan Guedes (PP) fez a compra milionária justamente através do Processo Administrativo n° 07210001/2021, Pregão Eletrônico nº 044/2021, Ata de Registro de Preços nº 34/2021, realizado pelo Município de Delmiro Gouveia/AL.

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