Projeto lúdico acontece na brinquedoteca do HU-UFGD
“A Jornada de Cecília” explica de forma didática e divertida para crianças sobre prevenção de infecções hospitalares utilizando um fantoche
Na quarta-feira (08), foi iniciado o projeto intitulado: “A Jornada de Cecília: Uma lição sobre a prevenção de infecções hospitalares”, na brinquedoteca da pediatria do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados, filiado à Rede Ebserh, com o objetivo, ensinar de forma lúdica, às crianças internadas e seus cuidadores, sobre medidas de prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde.
A personagem principal, Cecília, é um fantoche que conta sua história de quando esteve internada no HU-UFGD, adquiriu uma infecção hospitalar, mas curou-se e pôde retornar para a casa. Então ela volta à instituição para contar aos amiguinhos como eles podem contribuir na prevenção dessas infecções.
A ação lúdica garantiu olhares deslumbrados e felizes dos pequenos pacientes e contou com a participação das profissionais do Serviço de Controle de Infecções relacionadas à assistência à saúde, enfermeiras Kamila Onose Araujo Cunha que protagoniza a Cecília e enfermeira Silvane Cavalheiro da Silva. Também teve um apoio da pedagoga Laura Cyrineu Munhoz E Silva, que compôs e cantou a música de encerramento da peça “Eu lavo as mãos e... tchau, infecção!”.
A jornada de Cecília será contada quinzenalmente na Pediatria e pretende levar diversão e conhecimento aos pequenos pacientes que estiverem em recuperação na Unidade.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.