Projeto de Extensão do HU-UFGD vai a comunidade indígena de Dourados
O “Por uma vinda bem-vinda” organizou uma roda de conversa com as gestantes locais para abordar temas relevantes sobre gravidez e parto
No manhã de sábado (26), residentes da enfermagem obstétrica, residentes da saúde indígena, acadêmicos de psicologia, acadêmicos de nutrição e técnicos administrativos do Hospital Universitário da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Rede Ebserh, realizaram uma roda de conversa com as gestantes da comunidade indígena Jaguapiru 2. Atualmente, quase 20 mil indígenas das etnias Guarani, Kaiowá e Terena vivem nas aldeias Jaguapiru e Bororó, na reserva de Dourados, em uma área de 3,5 mil hectares, a maior reserva indígena do país. Na reunião foram abordados temas sobre amamentação, gestação e suas etapas, mitos e verdade sobre a gravidez e o parto, tipos de parto, o papel do acompanhante, entre outros.
Foi uma manhã muito produtiva, com diversas atividades: como palestra sobre amamentação, pintura gestacional, atividades lúdicas com as crianças e um café compartilhado. A ação faz parte do Projeto de Extensão “ Por uma vinda bem-vinda”, projeto que trata de visita de gestantes à Unidade da Mulher e da Criança (UMC) do HU-UFGD.Além das visitas nas terças e nas quintas-feiras, às 18h, as gestantes podem participar do workshop mensal O próximo será no dia 16 de setembro, no auditório do HU-UFGD.
"Por meio dessa iniciativa, foi possível identificar uma ampla troca de conhecimentos entre os residentes, os acadêmicos, os técnicos administrativos e a comunidade tradicional, de maneira dinâmica, lúdica e humanizada.Foi um momento muito rico em termos de interação e de conhecimento, e podemos afirmar que todos os envolvidos foram beneficiados", explica Jakeline Cavalcante Barbosa Flores,Chefe da Unidade de Gestão de Graduação, Ensino Técnico e Extensão do HU-UFGD.
As gestantes podem agendar, pessoalmente ou por telefone (67 3410 3000 – ramal 0347), sua visita na recepção da maternidade do HU-UFGD, que são realizadas às 18 horas nas terças e nas quintas-feiras.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.