Projeto da UFGD possibilita ambiente para a reflexão sobre a prática do professor universitário
Um ambiente para a reflexão e o compartilhamento de experiências sobre a rotina do ensino sob a visão de quem ensina: esse é o objetivo central do projeto Formação Continuada Universitária, iniciativa voltada a professoras e a professores universitários de Dourados, ofertada pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
O projeto se inspira em um longo histórico de formações continuadas realizadas pela UFGD e, nesta temporada – que teve início em abril e vai até novembro deste ano – pretende suprir lacunas teóricas e metodológicas aos docentes participantes, de modo a aprimorar o ensino de seus conteúdos curriculares, com vistas a formar profissionais melhores e a combater a evasão estudantil.
Sob o formato de 14 encontros com duração de quatro horas cada, as atividades são abertas a professores de todas as instituições de ensino superior de Dourados e região, não sendo necessário realizar inscrição prévia. Entre as temáticas trabalhadas estão assuntos novíssimos, como o impacto da inteligência artificial na educação – embalado pelo recente debate em torno da ferramenta ChatGPT – e a gamificação na prática do ensino, e, também, antigos desafios da vida docente, como avaliação no ensino superior e metodologias ativas de aprendizagem.
Todos as reuniões têm como mediadores professoras e professores formadores que pesquisam sobre os temas propostos. “A equipe de execução do projeto optou por esse modelo, aberto, em que há a figura do mediador e não um palestrante, pois o objetivo é justamente suscitar o debate, a reflexão e a troca de impressões e de experiências sobre a prática docente”, explica o coordenador do projeto, Fabiano Antunes.
Professor lotado na Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA) da UFGD, ele afirma que a iniciativa é uma tentativa de atender à demanda de professoras e professores do ensino superior que, em suas rotinas como educadores, têm observado baixo rendimento e evasão por parte dos estudantes. “Diferentemente do que ocorre na educação básica, muitas vezes não se exige nos processos seletivos de ingresso para a vida docente universitária o grau de licenciatura. Isso acaba gerando uma importante lacuna referente à prática pedagógica, impactando a forma como o conteúdo curricular é apresentado ao estudante”, diz.
RELAÇÃO ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO
A partir do projeto, os organizadores esperam possibilitar aos participantes sua aproximação de teorias sobre processos educacionais, desenvolvimento de uma postura investigativa/reflexiva na prática pedagógica em sala de aula e, por consequência, melhoria no ensino no contexto universitário em Dourados. Como reação em cadeia, a expectativa é de um impacto positivo no envolvimento de alunos com pesquisa e com extensão universitária.
Além disso, o projeto se encaixa em um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelos estados-membro da Organização das Nações Unidas (ONU), que diz respeito a assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e à promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Participam da execução da inciativa professores de diferentes faculdades da UFGD e uma técnica administrativa. O projeto conta com o apoio da Coordenadoria de Graduação da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (COGRAD/PROGRAD).
CRONOGRAMA
Confira a seguir as informações sobre os encontros, todos com início previsto para as 13h30, no Auditório 2 da Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR) da UFGD – Rua Quintino Bocaiúva, 2.100, esquina com a Rua Manoel Santiago, Bairro Jardim da Figueira.
14/04 (já realizado) – Inteligência Artificial e Chat-GPT: entre a sedução e o medo – Professora Valguima Vitória Viana Aguiar Odakura
19/05 – Necessidades pedagógicas: a conversão do diabo – Professora Lenice Heloísa de Arruda Silva
02/06 – Planejamento e objetivos educacionais – Professores Fabiano Antunes e Joseana Stecca Farezim Knapp
16/06 – Avaliação no ensino superior – Professora Rosângela Uhlman (on-line)
30/06 – Inclusão no ensino superior – Professora Morgana de Fátima Agostini Martins
14/07 – Gamificação na Prática de Ensino – Professor Diego Marques da Silva Medeiros
28/07 – Reflexão coletiva: avaliação e experiências de avaliação – Professor Fabiano Antunes
11/08 – Cinema com Ciência – 3 Idiotas – Professora Fernanda Zandonadi
25/08 – Letramento científico – Professor Fernando César Ferreira
08/09 – Metodologias ativas: qual a novidade? – Professor Leonardo Ribeiro Martins
29/09 – A violência nos espaços de ensino – Professor Irio Valdir Kichow
27/10 – O laboratório no ensino superior – Professor Fernando César Ferreira
10/11 – O desafio de seguir na docência – Professora Silvia Chaves (on-line)
24/11 – Reflexão coletiva – Avaliação final do projeto
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] .