Projeto da UFGD divulga pesquisa sobre o mercado imobiliário de Dourados

  • Assessoria/UFGD
Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados
Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados

O projeto de extensão “Informativo do Mercado Imobiliário da Cidade de Dourados”, que divulga, mensalmente, os preços do metro quadrado dos terrenos e das áreas construídas no município, acaba de publicar os valores referentes ao mês de fevereiro. O grupo disponibiliza a pesquisa para que ela se torne fonte de informação para toda a sociedade da região de Dourados.

Os preços foram coletados entre o final de fevereiro e o começo de março e cobrem nove regiões da cidade, conforme tabela abaixo. Os valores representam uma oferta para a venda desses imóveis e não necessariamente o valor pelos quais os imóveis serão, efetivamente, vendidos. O preço médio do metro quadrado construído em Dourados em fevereiro de 2023 foi de R$ 2.772,80 e o preço médio do metro quadrado para os terrenos foi de R$ 493,49, para o mesmo período.

As pesquisas são feitas nos sites das imobiliárias de Dourados, entre o dia 25 do mês e a primeira semana no mês seguinte, sempre nessas datas para manter o padrão de coleta. São coletados os preços para casas, apartamentos e terrenos em diferentes bairros, organizados por regiões, e a partir dessas regiões é feita a média para a cidade.

SOBRE O PROJETO

As atividades do projeto de extensão tiveram início em janeiro de 2018 e são realizadas por estudantes do curso de Ciências Econômicas, sob orientação do professor Leandro Vinicios Carvalho.

De acordo com Leandro, o projeto propicia que o estudante tenha contato com pesquisas e ainda oferece para a comunidade um indicador que pode ser importante na tomada de decisão quando se trata de investimento em imóveis. “O aluno se familiariza com a coleta de dados primários e com a organização desses dados em planilhas”, explica o professor.

O projeto “Informativo do Mercado Imobiliário da Cidade de Dourados” é uma atividade desenvolvida com apoio da Pró-reitoria de Cultura e Extensão (PROEX/UFGD) e da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE/UFGD).



Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Juçara Veronica Quedi Taborda

    Juçara Veronica Quedi Taborda

    Muito importante e de grande utilidade para quem deseja investir, se basear em pesquisa séria e confiável de acordo com cada região de Dourados. Parabéns a instituição ao professor e aos alunos participantes.