Projeto Arte na Praça recebe a peça “Des-calço” neste domingo

  • Assessoria/UFGD
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No próximo domingo, 23 de outubro, o projeto Arte na Praça recebe a peça “Des-calço”, às 19h, no Pátio da Praça da Juventude - Estação Cidadania, localizado na rua Costa Rica, 2-108 - Parque das Nações, Dourados – MS.

O espetáculo tem origem na vivência de Raquel Stainer, artista que, durante a pandemia, aprendeu a lidar com o luto e encontrou na arte uma maneira de deixar viva a memória de seus avós. O processo de criação foi inspirado na trajetória de vida da sua avó, dona Maria Benedita, além de entrevistas com moradores do Assentamento Santa Catarina, conquistado pelo MST em 1998, na cidade de Aral Moreira/MS.

O projeto de extensão “Arte na Praça” engloba mostra de espetáculos, rodas de conversas e oficinas artísticas, estas últimas voltadas para mulheres jovens e adultas. As atividades estão sendo desenvolvidas desde março de 2022, de forma gratuita na Praça da Juventude - Estação Cidadania. Para novembro, está prevista a apresentação do espetáculo “35”, com Magenta Produções. Já as oficinas de teatro para meninas e mulheres estão acontecendo regularmente às quintas-feiras, sempre às 14h30, e vão até novembro. O projeto “Arte na Praça” é uma realização da UFGD e tem como parceiros a Secretaria Municipal de Cultura de Dourados, coletivos e grupos artísticos.

Mais informações pelo perfil no Instagram @artenapracadourados  ou pelo e-mail [email protected] .

Serviço:

→ Oficinas para mulheres e oficinas para crianças

Todas as quintas-feiras, às 14h30, na Praça da Juventude. Participação gratuita.

 

→ Espetáculo: Des-calço

Domingo, dia 23/10, às 19h no Pátio da Praça da Juventude. Entrada gratuita.

Sinopse: "Des-calço" retrata a trajetória de vida de Maria Benedita, uma mulher de fé que buscou no direito à terra a possibilidade de mudar sua história e a de toda a sua família. A partir de uma pesquisa ancestral, o espetáculo encena a realidade das pessoas que trabalham no campo, o percurso existencial e as marcas históricas de uma mulher que não descansou até tomar posse, com obstinação e coragem, do que era seu por direito.

Dramaturgia: Raquel Stainer e Antonio Netto | Atuação e produção: Raquel Stainer | Direção: Antonio Netto | Trilha Sonora: Otávio Akazo | Composição de cenário e figurino: Raquel Stainer| Orientação da pesquisa: Carla Ávila | Realização: Produções XIII


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.