Professores de Dourados estão preocupados com possíveis mudanças na rede municipal de ensino
Primeira notícia diz respeito ao fim do Programa de Aceleração Escolar – PAE, que é o conhecido reforço escolar
Possíveis mudanças em programas educacionais na Rede Municipal de Ensino deixaram em alerta os educadores e o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação – Simted de Dourados. Anunciadas em reunião interna pela Secretária de Educação, Marinisa Mizoguchi, essas mudanças podem causar prejuízo para a sociedade e para a categoria dos trabalhadores.
A primeira notícia diz respeito ao fim do Programa de Aceleração Escolar – PAE, que é o conhecido reforço escolar, onde os alunos com algum grau de déficit de aprendizado vão à escola no contraturno para receber aulas específicas que o coloquem em condição de acompanhar os colegas. A intenção inicial do Município seria acabar com o programa.
Além disso, há também a informação de que as salas multifuncionais, que oferecem atendimento com uma equipe de profissionais, inclusive professores, seriam fechadas. Essas salas renderam a Dourados o título de referência nacional em atendimento de alunos com deficiência e com problemas de aprendizado, porém agora poderão não funcionar mais.
Para completar as possíveis mudanças, a secretária teria manifestado o desejo de trocar os professores das Salas de Tecnologia, por técnicos sem a devida formação pedagógica de um educador.
“Se fossem mudanças positivas, não seríamos contrários, mas da forma como está se mostrando, esse quadro preocupa nossa diretoria e nossos filiados. Estamos buscando agenda com a secretária para tratar desse e de outros assuntos que não estão recebendo a devida importância por parte da prefeitura”, disse o presidente do Simted, João Vanderley Azevedo.
Uma Assembleia para repassar essas informações e outras que dizem respeito à problemas da Educação Municipal deverá ser realizada em breve.