Procon orienta consumidores sobre depósitos de consignados não solicitados

Órgão pede que denúncias formais sejam realizadas para auxiliar no combate à prática abusiva dos bancos

  • Redação com Prefeitura de Dourados
Imagem ilustrativa/Foto: Reprodução/TST
Imagem ilustrativa/Foto: Reprodução/TST

Diante do crescente número de relatos de empréstimos consignados depositados por instituições bancárias nas contas de clientes sem autorização prévia ou contrato, o Procon de Dourados (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor) orienta aos cidadãos que, caso passem por essa situação, procurem o órgão para realizar denúncia antes de devolver o valor ou cancelar o serviço indesejado.

“O banco deposita o valor na conta do cliente, sem seu pedido ou consentimento, e em seguida passa a cobrar juros elevados”, comenta o diretor do Procon, Antônio Marcos Marques. Ele ressalta a importância da reclamação formal nessas situações para que o órgão participe do processo de devolução do valor do consignado indesejado e trabalhe para coibir ações semelhantes das instituições.

“É preciso destacar que os consumidores têm direitos que devem ser respeitados em razão desses empréstimos não solicitados. Se trata de uma prática abusiva, pois para que a devolução do valor seja feita, o consumidor tem um transtorno, além da cobrança indevida de juros”.

Serviço

O Procon de Dourados está localizado na avenida Joaquim Teixeira Alves, 772 – Centro. O atendimento presencial funciona das 7h30 às 13h. Informações podem ser obtidas pelos telefones 151, 3411-7792 e 2222-1650.

Reclamações e denúncias também podem ser feitas por meio do link oficial clicando aqui.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.