Prestação de contas do HU-UFGD é aprovada pelo MPF
Em abril de 2020, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Ebserh, participou do programa da 1º Vara Federal de Dourados e Ministério Público Federal (MPF) destinado a financiar ações de combate ao Coronavírus como aquisição de materiais, equipamentos ou insumos de saúde necessários ao combate da pandemia Covid-19. Os recursos distribuídos, no limite de R$ 174.000,00 para órgãos públicos com atuação na política pública de saúde, em serviços de baixa, média ou alta complexidade ou entidades privadas que tenham finalidade social e sem fins lucrativos.
Numa grande força-tarefa, a Gerência Administrativa do hospital e sua equipe, trabalharam de forma ágil e oportuna, seguindo todos os trâmites legais e priorizando a necessidade de aquisições emergenciais naquele momento.
Foi comprado um fibrobroncoscópio infantil pelo valor de R$ 124.900,00, que, além de ser utilizado no período da pandemia e permanece no HU-UFGD para realização de broncoscopia flexível ou fibrobroncoscopia, que é um tipo de endoscopia respiratória usada na prática clínica e permite ao médico verificar a permeabilidade das vias aéreas, coletar secreção e avaliar a mucosa e alguma lesão desta área e, possivelmente, tratar problemas que venha a descobrir.
No dia 12/06, o HU-UFGD recebeu o despacho da 1ª Vara Federal de Dourados homologando a prestação de contas pela correta utilização de recursos públicos que consta: “Da análise da prestação de contas apresentada pelo Hospital Universitário-UFGD, verifica-se que estão atendidas as disposições do convênio e edital respectivos. Com efeito, foi comprovada a compra de um fibrobroncoscópio infantil, que foi incorporado ao parque tecnológico do hospital, o qual vem sendo usado para além da situação da pandemia, bem como para o diagnóstico de outras patologias respiratórias e na UTI neonatal, apresentando solução de continuidade aos atendimentos da população douradense e da macrorregião abrangida”.
“O trabalho realizado pelas equipes, sobretudo pelos prazos geralmente curtos, demonstra comprometimento e responsabilidade no gerenciamento dos recursos, o que gerou impacto significativo para o enfrentamento da pandemia e o bem-estar da população. Parabéns a todos os envolvidos por esse resultado importante”, cumprimentou o Gerente Administrativo, Vagno Nunes de Oliveira.
Rede Ebserh
O HU-UFGD é um hospital de ensino. Desde setembro de 2013, está vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ligada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.