Prefeitura vai licitar compra de materiais odontológicos após dois anos de gestão
Desabastecimento é alvo constante de queixas da população, que não consegue o atendimento adequado na rede pública municipal
Depois de dois anos de mandato e já na metade final da gestão, período que antecede as eleições municipais de 2024, o prefeito Alan Guedes (PP) decidiu licitar a compra de materiais odontológicos para abastecer os postos de saúde. O desabastecimento é alvo constante de queixas da população, que não consegue o atendimento adequado na rede pública municipal.
Aberto no dia 16 de fevereiro e com sessão de julgamento das propostas agendado para 3 de março, o Pregão Eletrônico nº 004/2023 tem valor estimado de R$ 1.631.369,91.
O objetivo é a formalização de ata de registro de preços visando a eventual aquisição de material odontológico (broca e lima), objetivando atender demanda e necessidades da Secretaria Municipal de Saúde.
Na justificativa de contratação, assinada em 7 de fevereiro pelo secretário municipal de Saúde, Márcio Grei Alves Vidal de Figueiredo, reconhece que “considerando o lapso temporal decorrido desde a última aquisição de insumos odontológicos relacionados, até o presente momento, vislumbra-se a crescente carência de tais materiais”.
Além disso, ao mencionar a “finalidade principal” da Secretaria Municipal de Saúde de “garantir o uso devido, regular e eficiente dos recursos públicos, suprindo todo instrumento, material e equipamento necessário, obrigatório e determinado pelas normas e instruções vigentes”, o gestor informa que “a falta injustificada dos itens relacionados, acarreta em prejuízos não só aos munícipes, mas também, aos cofres públicos, que sofrem as sanções impostas pela ausência de regularidade na prestação do serviço público”.