Prefeitura divulga nova convocação para atribuir aulas a professores temporários

Embora o ano letivo tenha iniciado dia 15 de fevereiro, alguns estudantes do município são dispensados por falta de educadores para lecionar

Professores convocados devem comparecer à Secretaria de Educação na segunda-feira, dia 19 (Foto: A. Frota)
Professores convocados devem comparecer à Secretaria de Educação na segunda-feira, dia 19 (Foto: A. Frota)

A Prefeitura de Dourados divulgou nova convocação para candidatos classificados no processo seletivo simplificado que objetiva contratar professores para aulas temporárias na rede municipal de ensino. Os nomes elencados na lista que pode ser acessada clicando aqui - a partir da página 3 - devem comparecer à Secretaria de Educação às 8h de segunda-feira (19), sob pena de perderem as vagas. Ela fica localizada no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, na Rua Coronel Ponciano.

Leia também:
-Ex-secretária municipal de Educação deverá prestar esclarecimentos no MPE
-Sem professores, secretária dá aval para direções de escolas dispensarem alunos

De acordo com o Edital/Departamento de Recursos Humanos/SEMED n. 002/2018, publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Município desta sexta-feira (16), o comparecimento é obrigatório para atribuição das aulas conforme o número de vagas existentes e ordem de classificação. “O não comparecimento tornará sem efeito a convocação do candidato, ocasião em que será convocado outro profissional conforme o número de vagas”, estabelece a publicação assinada pelo secretário municipal de Educação, Upiran Jorge Gonçalves da Silva.

Esse documento indica ainda que “não haverá deslocamento para final de fila ou qualquer outro tipo de situação que visa postergar a atribuição de aulas” e “não haverá modificação de componente curricular, ao passo que será respeitado o interesse do candidato conforme a classificação definitiva no Processo Seletivo Simplificado, sendo que qualquer declaração falsa ou de inexatidão de dados fornecidos pelo candidato, bem como a apresentação de documentos falsos ou a prática de ato doloso importará na nulidade de sua participação no Processo Seletivo e na contratação acaso ocorrida, com a consequente responsabilização nos termos da legislação”.

A publicação pontua ainda que “o candidato convocado deverá, após a aceitação e escolha do local em que trabalhará, apresentar-se na Unidade de Ensino escolhida e cumprir com as orientações e exigências realizadas pela direção e secretaria da Unidade, sob pena de tornar sem efeito a atribuição de aulas”.

Alunos têm sido dispensados por falta de professores nas escolas municipais (Foto: A. Frota)
Alunos têm sido dispensados por falta de professores nas escolas municipais (Foto: A. Frota)
“Ao receber o Termo de Atribuição de Aulas, deverá o candidato comparecer até o próximo dia útil na Unidade de Ensino, sendo que o não comparecimento torna sem efeito a convocação”, define o Edital, acrescentando que “deverá o candidato, no momento em que comparecer na Unidade de Ensino, apresentar os documentos que estarão descritos no Termo de Atribuição de Aulas”.

Além disso, o edital indica que “no momento da escolha da vaga, e, considerando o horário do início da atribuição de aulas, a suplência terá preferência em relação a contratação temporária de docente não efetivo sem vínculo com a Administração Municipal” e “no momento da atribuição de aulas, será considerado inicialmente a carga horária de 20 horas ou 24 horas aulas, já incluídas as horas atividades, considerando a ordem de classificação”.

Na terça-feira (13) a prefeitura já havia outra convocação, mas através do Edital/Departamento de Recursos Humanos/SEMED N. 001/2018. Naquela oportunidade, definiu o dia 14 de março, também às 8h, para o comparecimento dos professores classificados para atribuição das aulas. Embora o ano letivo de 2018 tenha começado oficialmente no dia 15 de fevereiro, há relatos de pais que queixam-se de terem os filhos dispensados das escolas por falta de professores. A própria Secretaria Municipal de Educação chegou a autorizar essas dispensas, conforme revelado pela 94FM.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.