Prefeitura desrespeita decreto sobre transparência nas vacinas contra Covid

Norma expedida pelo prefeito Alan Guedes em janeiro previa divulgação semanal da lista de pessoas imunizadas

Lista de pessoas vacinadas contra a Covid-19 em Dourados não é atualizada desde o dia 6 de março (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Lista de pessoas vacinadas contra a Covid-19 em Dourados não é atualizada desde o dia 6 de março (Foto: Divulgação/Prefeitura)

A Prefeitura de Dourados tem desrespeitado o Decreto nº 37 de 20 de janeiro de 2021, expedido pelo próprio prefeito, Alan Guedes (PP), com disposições sobre o acesso à informação e transparência na campanha de imunização contra a Covid-19, doença que já matou mais de 290 pessoas no município.

Pela norma, compete à Secretaria Municipal de Saúde, independente de requerimento, fornecer, semanalmente, à Assessoria de Comunicação do Município de Dourados, planilha com todas os nomes das pessoas vacinadas no município, a fim de serem divulgados na página oficial da Prefeitura na Internet.

Quanto à periodicidade de divulgação, o decreto indicava que seria ampliada de semanal para mensal “a partir do momento em que a cobertura vacinal local atingir 50% da população, e, bimestral quando atingir 70% da população de Dourados”.

Esse canal de divulgação chegou a ser criado e trazia listas semanais de imunizados acessível no site institucional da prefeitura. No entanto, a publicação mais recente é datada de 6 de março, ou seja, mais de 10 dias atrás. (confira)

A 94FM apurou que até aquela data haviam sido aplicadas 7.512 doses das vacinas contra o novo coronavírus. Desse total, 4.989 em trabalhadores de saúde, 24 em pessoas com deficiência institucionalizadas, 54 em pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, 2.389 em idosos com 80 anos ou mais, e 55 em trabalhadores de instituições de longa permanência.

Entre indígenas, consta apenas uma pessoa vacinada, porque esse público alvo da campanha de imunização tem sido atendido pelo DSEI-MS (Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul).

A reportagem questionou a assessoria de imprensa da prefeitura pelo canal de whatsapp disponibilizado e questionou o motivo da lista desatualizada, bem como se há previsão de uma atualização.

Em resposta, confirmou que a mais recente atualização foi mesmo em 06/03 e esclareceu que houve problemas técnicos. “No dia 12/03 seria a próxima, mas um dos servidores da prefeitura apresentou problemas na sexta-feira deixando alguns serviços do site fora do ar. A equipe técnica vem trabalhando desde então para reestabelecer os serviços. A prefeitura informa que está tomando todas as providências para que a situação se normalize o quanto antes e possamos alimentar o sistema”, detalhou.

*Matéria editada para acréscimo das informações prestadas pela prefeitura.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Ana Claudia

    Ana Claudia

    Dia 1º de abril, que antecede a Sexta-feira Santa, será ponto facultativo em MS declarou o nosso Governador, assim podíamos aproveitar FERIADO para ficar em casa evitando a circulação do vírus ou seja seriam 4 dias sem circular!! Mercados e farmácias funcionando!! Toque de recolher, assim teríamos um numero do covid diminuído!!
    Melhor do que fechar tudo por 15 dias!!