Prefeitura de Dourados, mais uma vez, desrespeita servidores e não implementa o pagamento do reajuste linear
Não cumprindo os encaminhamentos da negociação salarial com o SIMTED Dourados, a gestão municipal inflige danos econômicos aos trabalhadores e trabalhadoras; sindicato cobra que o pagamento seja feito por folha complementar
A direção do SIMTED Dourados esteve na Prefeitura de Dourados, na quarta-feira (29), solicitando informações sobre a falta de pagamento do reajuste linear com retroativo referente ao mês de abril na folha de maio.
Durante as reuniões com o Governo Municipal, foi acordado que o reajuste linear de 3,93% seria implementado na folha de maio e que o índice retroativo ao mês de abril também seria pago, o que não aconteceu.
O sindicato alertou a administração, por diversas vezes, que o Projeto de Lei do reajuste teria que ser encaminhado para a Câmara Municipal e votado com urgência, para que os trabalhadores e trabalhadoras em educação, assim como todos os servidores do município, tivessem seu direito garantido na próxima folha.
O SIMTED Dourados esteve mobilizado na Câmara Municipal e alertou os vereadores e vereadoras, na sessão do dia 20 de maio, para a necessidade de votação do reajuste em regime de urgência antes do fechamento da folha de pagamento, o que foi atendido pelo legislativo.
A direção sindical foi buscar explicações sobre mais esse atraso e recebeu a informação de que o reajuste não foi pago por não ter sido publicado no Diário Oficial.
O SIMTED sugeriu que seja elaborada uma folha complementar com o pagamento dos dois índices retroativos em atraso, mas a gestão informou que não seria possível.
Apesar de todos os esforços de diálogo e cobranças do SIMTED, a prefeitura não fez seu trabalho e não cumpriu com o compromisso firmado em reuniões de negociação.
A direção lamenta a falta de compromisso da administração municipal com os servidores e servidoras e continuará cobrando a urgente valorização profissional da categoria.
O sindicato também solicita que o prefeito Alan Guedes encaminhe a elaboração de uma folha complementar com o pagamento dos dois índices retroativos em atraso, como uma questão até de justiça, já que os servidor, por um erro e atraso da gestão municipal, tem dois meses de salários prejudicados e não podem ficar no prejuízo, por uma responsabilidade apenas da Prefeitura Municipal.