Prefeitura afirma que idoso abandonado recusa ajuda
Salvador dos Santos tem 81 anos e mora sozinho em um residência simples no prolongamento da Weimar Torres
No dia 27 de maio de 2013, a 94FM publicou uma matéria contanto o drama do idoso Salvador dos Santos, 81 anos, que mora sozinha em uma humilde residência no prolongamento da Weimar Torres. Após a divulgação do caso, diversas pessoas procuraram a emissora para oferecer ajuda aos aposentados.
Aos 81 anos e abandonado, Salvador dos Santos conta o seu drama (veja vídeo)
A prefeitura, através da assistência social, também entrou em contato com o idoso. Porém, as equipes que o atenderam disseram que o mesmo recusa ajuda e não aceita morar em outro local. Para tanto, o caso foi encaminhado ao Ministério Público Estadual.
Segue nota da prefeitura:
O Sr. Salvador está sendo acompanhado pelas equipes do CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) e CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do Canaã I. Já foram realizadas quatro visitas pela equipe técnica do CRAS Canaã I, com as seguintes constatações:
Existe um senhor chamado Brasiliano que mora no Parque das Nações I, que fica de posse do cartão do Sr. Salvador, e faz compras conforme a sua solicitação, não deixando alimentos estocados;
A equipe 22 do Posto de Saúde do Maracanã está acompanhando o Sr. Salvador, encaminhando seus exames e tratamento sobre o problema de visão;
O Sr. Salvador mora sozinho, em condições precárias, pois não deixa outras pessoas cuidarem da sua casa e das suas coisas, com medo de ser roubado.
É uma pessoa de temperamento difícil, muito nervoso e sistemático, não quer contato com seus familiares;
A equipe do CRAS entrou em contato com um irmão e um sobrinho que relataram um conflito familiar;
Ele não quis receber cobertores, pois alegou que já tinha;
Precisa de alguém que faça suas refeições, pois devido ao seu problema de visão e a idade avançada, tem dificuldade em realizar as atividades do dia-a-dia;
Na tarde de ontem (24) a equipe do CRAS vai visitar o outro irmão, Sr. Moacir.
As equipes técnicas do CRAS e CREAS têm feito acompanhamento ao caso do Sr. Salvador e trabalhado para melhorar suas condições de vida.