Posse de comitê contra o Covid-19 tem aglomeração com idosos de até 73 anos
Imagens divulgadas pela Prefeitura de Dourados mostram a proximidade entre os quase 20 participantes da reunião desta manhã
Para dar posse aos membros do Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus – Covid-19, a prefeita Délia Razuk (PTB) aglomerou quase 20 pessoas na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde na manhã dessa quinta-feira (17). Imagens divulgadas pela prefeitura mostram a proximidade entre os presentes.
Leia também:
-Dourados tem cinco casos suspeitos do novo coronavírus
Nessa primeira reunião, além da própria mandatária, que tem 64 anos, também participou fisicamente o vereador Antônio Braz Genelhu Melo (PSC), de 73 anos. Ambos estão no grupo de risco por causa da idade, conforme orientações do Ministério da Saúde.
No Decreto nº 2.463 de 16 de março de 2020, publicado no Diário Oficial do Município de segunda-feira (16) para instituir o comitê, uma das determinações foi suspender a realização de eventos públicos ou privados, de qualquer natureza, com reuniões coletivas, concentração ou aglomeração de pessoas.
Em outro trecho, foi facultada aos servidores públicos municipais da administração direta ou indireta, acima de 60 anos, portadores de doenças respiratórias ou graves atestadas por laudos médicos, bem como gestantes, a presença ao serviço, mediante justificativa ao superior hierárquico e orientação do mesmo.
Na terça-feira (17), porém, a administração municipal havia divulgado que “por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), declarada neste ano pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o Ministério da Saúde adotou estratégia e cronograma diferentes”, com foco na 1ª fase, a partir do dia 23 de março, a imunização de idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. (saiba mais)