Por causa da cheia, Sanesul desliga captação do rio que abastece metade de Dourados
Quase metade de toda a água que abastece Dourados deixou de ser captada pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) nesta quinta-feira (10). O motivo, por mais estranho que pareça, é justamente o excesso. Com as chuvas intensas que caem na região, o Rio Dourados está 5,3 metros acima do nível normal e ameaça o sistema de captação.
Leia também:
-Vídeo mostra rio Dourados “transbordando”
-Alagamentos no Barreirão ameaçam rodovia entre Dourados e Fátima do Sul (assista)
Nesta manhã a Sanesul já havia afirmado que isso poderia acontecer. Em comunicado divulgado no site oficial do Governo do Estado, a empresa pediu para a população se prevenir, “tanto economizando quanto armazenando água”.
No comunicado, a Sanesul alegou que “o maior índice de cheia dos últimos 32 anos no local onde é feita a captação de água para abastecer a cidade” colocava em risco seu sistema. E já deixava claro que o desligamento poderia ser necessário caso o rio continuasse a subir.
Ainda conforme a empresa, “48% do abastecimento de Dourados é realizado através da captação da água do rio”. A confirmação do desligamento do sistema foi obtida extraoficialmente pela 94 FM nesta tarde. Não há qualquer previsão para que o serviço seja normalizado.
No final de setembro, quando Dourados enfrentava fortes ondas de calor, houve desabastecimento de água em parte da cidade. Na ocasião, a 94 FM noticiou o desabafo de moradores. E a Sanesul alegava que o aumento excessivo do consumo, na faixa de 40%, somado à falta de chuvas, eram os culpados.