População agradece Marçal por garantir a Carreta da Saúde

Em quatro dias foram mais de 2.600 atendimentos em regiões populosas de Dourados com consultas em oftalmologistas, dermatologistas, pediatras, clíni

 

Milhares de douradenses que esperavam há meses por uma consulta com médico especialista foram atendimentos entre quarta-feira e sábado através da Carreta da Saúde, que o deputado federal Marçal Filho (PMDB) viabilizou para o município. "Sei que esse papel caberia ao poder público municipal, mas diante do caos em que a saúde pública foi mergulhada nos últimos tempos, não consegui ficar inerte e mobilizei todos os esforços para amenizar o sofrimento da nossa população", enfatizou o deputado. "Não precisou nada além de trabalho para trazer a Carreta da Saúde, numa demonstração que é possível prestar atendimento melhor às pessoas sem ficar no surrado discurso da falta de recursos", ressaltou Marçal Filho.

Em quatro dias, foram prestados mais de 2.600 atendimentos. Médicos especialistas em oftalmologia, dermatologia, pediatria, psicologia e clínica geral atenderam pacientes na Escola Antônia Silveira Capilé, no Jardim Água Boa; na Escola Daniel Berg, atendendo moradores do Climáx e Grande Itália; na Escola Wimar Vieira Matos, atendendo as pessoas do 4º Plano e Cachoeirinha; e ao lado da Escola Tancredo Neves, levando assistência aos moradores do Parque das Nações. "As pessoas estão doentes, muitas em estado grave, e não são atendidas, tanto que fizemos diagnóstico de câncer de pele, de esôfago e de hanseníase", obersou Marçal.

Além das consultas com médicos especialistas, as pessoas também tiveram acesso a atendimento jurídico por meio de advogados, passaram por avaliação com enfermeiros que fizeram testes de glicemia e hipertensão arterial, ganharam cortes de cabelos, aulas de ginástica e recreação para as crianças. "Nunca, na história teve uma ação desse tipo em Dourados por intermédio de um deputado federal, mesmo porque essa é uma obrigação do poder público municipal, mas diante do abandono e da inércia me senti na obrigação de mostrar que é possível fazer mais pela população", argumentou Marçal. 

Ao final, as pessoas agradeceram o empenho de Marçal Filho em trazer a Carreta da Saúde para Dourados. O aposentado Tevaz Batista Bueno afirmou que a iniciativa ajuda a amenizar o problema de filas nos hospitais de Dourados. "Eu mesmo precisei de atendimento médico e não encontrei assistência na rede municipal de saúde, tendo que ser encaminhado pela Missão Evangélica Caiuá onde fiquei internado por 10 dias", reclama. Segundo ele, a parceria de Marçal Filho com a carreta da saúde garantiu serviços que o município não proporciona às pessoas. "A gente precisa de saúde e quando chega na rede pública descobre que a saúde está doente, mas tomara que iniciativas como essa do deputado se repitam para diminuir o sofrimento da população", conclui.

A aposentada Maria Izaura, moradora no Jardim Cachoeirinha, afirmou que só mesmo o deputado Marçal Filho para ajudar a cidade neste momento de abandono na saúde. "Consegui na hora uma consulta que eu esperava há anos, fui bem atendida pelas equipes da Carreta da Saúde e estou voltando para casa com meu problema praticamente resolvido", ressaltou.

A dona-de-casa Ana Maria Magro, enfatizou que buscava atendimento nos postos de saúde há cinco meses e não recebeu, mas que em 40 minutos na Carreta da Saúde recebeu todas as orientações necessárias para sua saúde. "Quero agradecer ao deputado Marçal Filho por esta iniciativa, que foi fundamental para amenizar os problemas na saúde pública da nossa cidade", concluiu.

Emocionada, a aposentada Eva Benedita Ramos, moradora no Jardim Novo Horizonte, revela que há anos tenta passar por uma consulta com oftalmologista na rede pública de saúde e nunca conseguiu. "Já não estava enxergando mais e mesmo assim não era atendida nos postos de saúde, mas com a Carreta da Saúde fui atendida e terei meu problema de vista resolvido em pouco tempo", afirma.