Policiais que salvaram vida de bebê em delegacia de Dourados recebem honraria

Essa ocorrência foi registrada pela câmera de vigilância da unidade policial e aconteceu durante o plantão da noite de 16 de abril, um domingo

Ocorrência foi registrada em vídeo pela câmera de vigilância da delegacia (Foto: Reprodução)
Ocorrência foi registrada em vídeo pela câmera de vigilância da delegacia (Foto: Reprodução)

Dois investigadores lotados na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) de Dourados foram agraciados com a honraria de elogio concedida pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul por terem salvado a vida de um bebê levado pelo pai em convulsão, sem respirar.

Essa ocorrência foi registrada pela câmera de vigilância da unidade policial e aconteceu durante o plantão da noite de 16 de abril, um domingo.

De acordo com a Deliberação/CSPC/SEJUSP/MS/nº 39/2023, publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (29), o Conselho Superior da Polícia Civil -, reunido em sessão ordinária na sala de reuniões da Delegacia-Geral no dia 27 de junho de 2023, deliberou pela concessão da honraria de Elogio aos policiais civis João Antonio da Silva Araújo e Cristiani Márcia Leibanti Duccini.

O vídeo da ocorrência mostra quando um pai desesperado entra na delegacia com o filho no colo e pede por ajuda. Ele narrou que voltava da igreja quando tomou um susto ao perceber o filho de apenas um ano e três meses de vida em convulsão, sem respirar.

Como estava trafegando pela Rua Cuiabá, nas proximidades da Depac, entrou na delegacia pedindo socorro e foi prontamente atendido pelo policial João Antônio, que imediatamente realizou procedimento de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias criança, valendo-se de uma manobra conhecida como ‘Heimlich’, que consiste na realização de uma tração abdominal, oportunidade em que conseguiu fazer com que a criança voltasse a respirar.

Acionada pela investigadora Cristiani Duccini, equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi ao local e constatou o bem-estar da criança, que não se encontrava mais em perigo de morte.

O voto pela concessão da honraria de Elogio foi dado pelo relator, conselheiro Ailton Pereira de Freitas, seguido pelos conselheiros Roberto Gurgel de Oliveira Filho, Rôzeman Geise Rodrigues de Paula, Clever José Fante Esteves, Márcio Rogério Faria Custódio, Devair Aparecido Francisco, Odorico Ribeiro de Mendonça e Mesquita, Wellington de Oliveira, Edilson dos Santos Silva, Ana Cláudia Oliveira Marques Medina, João Reis Belo, Ariene Nazareth Murad de Souza, Carlos Delano Gehring Leandro de Souza, Mário Donizete Ferraz de Queiroz, Wilton Vilas Boas de Paula, Jorge Razanauskas Neto, João Eduardo Santana Davanço, Rogério Fernando Makert Faria, Adilson Stiguivitis Lima, Fábio Peró Correa Paes, Nilson Fonseca Martins, Greace Kally Simone Vedovato Esteves, Merson Alem Blanco, André Bello, Alex Cândido Ferreira Severino, Cláudio Rogério Cabral Ribeiro.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.