Perigo de tempestade volta a deixar Dourados em alerta
Há risco potencial de chover entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia e ventos intensos
Ainda em estado de emergência por causa dos estragos causados pelo temporal do dia 30 de agosto, Dourados voltou a entrar em alerta de perigo potencial de tempestade.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), até 10h de sábado (9) há risco potencial de chover entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia.
Esse mesmo aviso meteorológico aponta possibilidade de ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora e queda de granizo, mas assinala como baixos os riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
No dia 30 de agosto, o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste apurou 37 milímetros de chuva durante apenas 19 minutos na estação agrometeorológica instalada na sede, região sul de Dourados. Também nessa localidade, registrou rajadas de vento de 42 km/h às 19h27, classificadas como muito fortes.
Em nota à imprensa na manhã do dia seguinte, 31, a Energisa, concessionária da energia elétrica no Estado, informou que entre 17h e 21h de quarta-feira foram registradas rajadas de vento de até 90 quilômetros por hora, além de 9,8 mil descargas atmosféricas em Mato Grosso do Sul, das quais 3,9 mil em Dourados.
Conforme a previsão climática do Inmet, o município deve ter pancadas de chuva também no sábado, quando a temperatura mínima prevista é de 20ºC e a máxima de 24ºC.