Para cumprir acordo judicial, prefeitura convoca professores concursados

Profissionais serão contratados temporariamente por 60 dias e depois deverão ser efetivados nos cargos para os quais foram aprovados em 2016

Convocação feita pela prefeitura atende acordo judicial (Foto: A. Frota)
Convocação feita pela prefeitura atende acordo judicial (Foto: A. Frota)

A Prefeitura de Dourados publicou nesta segunda-feira (19), em edição suplementar do Diário Oficial do Município, a convocação de professores aprovados no concurso público de 2016. Esses profissionais serão contratados temporariamente por até 60 dias e depois deverão ser efetivados em seus cargos, conforme acordo judicial celebrado no início deste mês.

De acordo com o edital, que pode ser conferido clicando aqui, os profissionais convocados hoje devem comparecer no Auditório da Prefeitura Municipal de Dourados nesta quarta-feira, dia 21 de fevereiro de 2018.

"A escolha de vagas para os contratos excepcionais obedecerá a ordem de classificação da homologação constante do Edital PMD/FAPEMS 019/2016, do Diário Oficial nº 4.347, edição suplementar de 07/12/2016 e do Edital PMD/FAPEMS 008/2016, publicado no Diário Oficial nº 4.353, edição suplementar de 21/12/2016", esclarece a publicação.

A partir das 8h devem comparecer os professores de educação infantil classificados do nº 200º ao 420º. Das 10h, o comparecimento é estabelecido aos educadores de nos iniciais com classificação entre nº 244º ao 306º. Também neste horário devem ir à prefeitura os professores de educação física de 21º ao 27º, de matemática do nº 08º a 18º, de língua portuguesa do nº 11º ao 17º, de ciências do nº 5º ao 7º e intérprete do nº 2º ao 8º.

A publicação desse edital atende acordo firmado no dia 8 passado durante audiência conciliatória na 6ª Vara Cível da comarca, como parte da Ação Civil Pública 0809414-80.2017.8.12.0002, na qual o MPE-MS (Ministério Público Estadual) acusava irregularidades na contratação de professores temporários na Rede Municipal de Ensino.

Gaeco apreendeu documentos na prefeitura para encontrar vagas na Educação (Foto: Eliel Oliveira)
Gaeco apreendeu documentos na prefeitura para encontrar vagas na Educação (Foto: Eliel Oliveira)

Pelo que ficou definido naquela audiência mediada pelo juiz José Domingues Filho, a administração municipal deveria publica até hoje a convocação de 496 profissionais para ocuparem vagas puras encontradas após operação de busca e apreensão de documentos realizada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) dia 5 de fevereiro nas secretarias de Educação e de Administração.

Entre os compromissos assumidos pela prefeitura, também há o de "contratar os candidatos aprovados no concurso, com prazo determinado de até 60 (sessenta) dias úteis, de forma excepcional temporária, apenas durante período necessário para exames médicos demais providências documentais para posse entrada em exercício (conforme edital previsto no item deste acordo), observando estritamente ordem de classificação".

"Nos casos em que não houver aprovados no concurso, Município abrirá novo certame para preenchimento das vagas puras, e, concomitantemente, serão feitos contratos temporários excepcionais, com prazo determinado, na forma prevista no Decreto 727/2017, dando-se, em qualquer caso, preferência para suplência, conforme mesmo decreto", consta no acordo. "Para os efeitos do item 3 o processo seletivo objeto da Resolução 121/2017, antes suspenso pela liminar, poderá ser retomado".

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Adriano

    Adriano

    Onde estão os Aprovados para Administrativos do Concurso da Prefeitura, ninguém vai se mexer, olha ai, os da Educação conseguiram as nomeações, e Nós que fomos aprovados para Tec Adm, quade o sindicato que não agita nada, vamos entrar na justiça tbem, cansei de dizer, 13 Ass ADM que forma nomeados não assumiram, só ai são 13 vagas puras. Os próximos da lista vão ficar ainda de braços cruzados? até quando vão se acovardar... expulsem os DGA que estão tomando a vaga de voces...

  • Luciana

    Luciana

    Marçal em todas os meios de comunicação está dizendo q chamou 496 aprovados ,tem alguns q falam até 500 ,é mentira ,no diário oficial da prefeitura do dia 19 não tem essa quantidade! É só verificar ...até na página da prefeitura tem uma quantidade q não condiz com a realidade

  • Rodrigo

    Rodrigo

    Essa ADM está de brincadeira, wo SRa Prefeita, a População sabe sim contar até 10, 100, 1000, pelo Amor de Deus, isso já é brincar com nossa inteligencia eu heim, cade o Restante das Nomeações? cadê o Ministerio Publico que não esta vendo isso, pelo que percebo, a Dona Délia, esta cagando e andando para as Determinações do Juiz, e Cadé as nomeações de outros cargos tbem, os da Saude, Administrativos... vamos fazer um limpa si nos DGAs e chamar quem tem direito oras...

  • Danielly Chiare

    Danielly Chiare

    Marçal acho que devem uma devolutiva a respeito das vagas essa prefeia di pode estar de brincadeira cadê o restante das vagas o total era 496 e ela chamou apenas 311 e como assim 63 Para anos iniciais o Ministério Público novamente tem que rever porque tem coisa errada.

  • Brasileiro indignado

    Brasileiro indignado

    Marçal mais uma vez tem coisa errada pra começo de conversa não chamaram as 496 vagas puras que tinham falado, e pior ainda com o tanto de escolas que tem em Dourados só chamarem 62 para os anos iniciais é vergonhoso tá na cara que tem rolo de novo, pelo amor de Deus as autoridades competentes investiguem isso porque ta errado dez anos sem um concurso , mais de mil contratos e 62 vagas nas séries iniciais é uma piada .

  • Luciana

    Luciana

    A prefeita não chamou as 496 vagas !é só olhar o diário oficial de hoje q não tem a quantidade q o juiz determinou ! ? O q a prefeita vai alegar agora ? Queremos resposta

  • Sandra

    Sandra

    Tbém estou esperando chamar os professores coordenadores. Sabemos q ainda tem muitas vagas puras e contratados nelas. Será q vai ficar por isso mesmo?

  • Pedro

    Pedro

    Esta faltando vagas ai. O que foi chamado não supre a falta,terão que chamar mais,ou tem mutreta de novo.Dourados tá bagunçado mesmo.

  • Nardelio Ferreira da Rosa

    Nardelio Ferreira da Rosa

    E os professores coordenadores, como ficarão? As escolas estão sem coordenadores e as vagas, são puras.

  • marcio

    marcio

    CHAMOU NUMERO INSUFICIENTE PARA SERIES INICIAIS !!!! FALTARA PROFESSORES DE NOVO !!! 63 PARA SERIES INICIAIS???? PROMOTOR ETEÓCLES PODE FICAR DE OLHO !!! O CIDADÃO DEVERIA ENTRAR COM UMA AÇÃO POPULAR POIS A PREFEITURA ESTA ATENTANDO CONTRA A MORALIDADE ADMINISTRATIVA !!! CONCURSO É A REGRA!!!!