Palestra sobre prevenção do câncer de próstata foi promovida no HU-UFGD

Profissionais do hospital participaram do evento sobre o segundo tumor mais comum entre os homens

  • Assessoria/Ebserh
Foto: Divulgação/Ebserh
Foto: Divulgação/Ebserh

Os  colaboradores, residentes e estudantes do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados  (HU-UFGD), filiado à Ebserh, promoveu no dia 22 de novembro uma palestra sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação faz parte da campanha Novembro Azul, dedicada a tratar sobre o tema e estimular a realização de exames preventivos.

O médico urologista Osmar Maia Filho, ministrou a palestra “Prevenção do câncer de próstata”, para um público que contou também com a presença de mulheres da instituição, abordando orientações necessárias para que todos prestem atenção à própria saúde e busquem pelos exames anuais, o médico pontuou que a partir dos 45 anos, os exames devem ser feitos anualmente.

“A prevenção ainda é o melhor tratamento para a doença”, acrescentando que outros tipos de exames – como a colonoscopia, a partir dos 50 anos – também devem ser realizados regularmente por todos. “É um exame muito importante e que pode identificar uma doença em fase inicial, seja para o homem ou para a mulher”, informou o Dr Osmar.

Ao final do evento, os participantes concorreram ao sorteio de brindes e também foi oferecido um coffee break.

Novembro Azul

A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália, no ano de 2003, e foi comemorada no Brasil pela primeira vez em 2008. O movimento tem também como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e à identificação do câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro.

A principal causa de mortalidade de homens está relacionada às causas externas, como acidentes de trânsito e homicídios. A segunda causa abrange as doenças do coração. E a terceira causa de mortalidade em homens é o câncer de próstata.

Algumas das principais formas para reduzir os fatores de risco para o câncer são: o controle do tabaco, prevenção ao uso do álcool, promoção da atividade física, alimentação saudável, combate ao sedentarismo e à obesidade, entre outros.

O homem deve procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde de referência para investigar sinais e sintomas, tais como: dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

O SUS oferece ainda tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos.

 Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.