Pais de alunos protestam contra decisão da Prefeitura de Dourados ao firmar convênio com Agepen
Pais de alunos da rede municipal e cidadãos colaboradores vão se reunir na Praça Antônio João no sábado (1°).
Pais de alunos das escolas e Ceims (Centros de Educação Infantil do Município) de Dourados vão se reunir no sábado, dia 1° de setembro, na Praça Antônio João, em um protesto contra o convênio firmado entre a Prefeitura de Dourados e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul) para utilização de mão de obra de presos na rede municipal de ensino. No total, 50 internos, entre homens e mulheres, dos regimes aberto e semiaberto deverão prestar serviços de manutenção.
Hoje, às 13h30, os pais estarão na promotoria de Justiça para entregar a moção de repúdio.
Saiba mais:
Pela mão-de-obra de presos nas escolas e Ceim’s, prefeitura pagará R$ 850 mil
Os pais dos alunos e cidadãos colaboradores explicaram que acreditam na necessidade de ressocialização dos detentos à sociedade e do desenvolvimento de políticas públicas para a manutenção da dignidade da comunidade carcerária, e nos benefícios de reeducação de presos para todos os setores da sociedade. Porém, de acordo um documento que a 94FM teve acesso, a prefeitura firmou o convênio no dia 06 de agosto de 2018 sem prévia consulta popular e principalmente da comunidade de pais de alunos em questão.
Eles também alegam que não foi apresentado à população de que maneira se dará o convênio e se haverá fiscalização em ambiente escolar para a segurança das crianças e adolescentes no horário de trabalho dos detentos. Lembrando que a escola deve ser um ambiente seguro para o desenvolvimento dos alunos.
Matéria editada às 14h50 para informar que os pais transferiram o protesto, que seria realizado hoje, para sábado* (1°)**