Pais de alunos da rede municipal de ensino reclamam da demora na entrega de material escolar
Enquanto isso, os pais precisam comprar por conta própria os materiais escolares, solicitados pela escola.
O ano letivo da rede municipal de Dourados teve início hoje (15), mas os estudantes ainda não receberam os materiais escolares oferecidos pela prefeitura. O atraso na entrega dos materiais gera mais reclamação dos pais porque serão entregues apenas na metade do ano. Enquanto isso, os pais precisam comprar por conta própria os materiais escolares, solicitados pela escola, já que não é possível ficar seis meses sem caderno, livros, lápis, enfim, todo material necessário para poder estudar.
Uma mãe relatou que muitos pais não têm condições. "Se o pai não tem condições de comprar livros, pasta de dente, como fica? Cinco cadernos, livro, o que vai fazer?", desabafou.
Essa mesma mãe disse que a lista de material escolar é enviada antes mesmo do início das aulas aos pais, e tem que ser entregue um dia antes do ano letivo. "Como as crianças não têm no início do ano o material fornecido pela prefeitura, os pais precisam comprar", explicou.
Diante dessa situação, o vereador Marçal Filho (PSDB) cobrou a prefeitura, solicitando mais organização na administração municipal. "Se existe um tempo de férias, a prefeitura tem que se programar, é uma coisa óbvia. Como dar o material na metade do ano se eles já estão estudando? Isso está errado! Se as aulas começam agora, o material tem que estar na mão das crianças agora."
Falta de professores nas escolas e creches municipais
Além da falta de material escolar, muitos alunos estão precisando voltar para casa por falta de professores nas escolas e creches municipais de Dourados.
Reclamações vêm também das escolas da zona rural. Segundo informações repassadas à reportagem da 94FM, também não tem professor suficiente em quase em todas a área urbana.