PAI vai revolucionar saúde da criança, diz Marçal
Deputado vistoria obras do Pronto Atendimento Infantil de Dourados e aponta os benefícios que a unidade vai proporcionar no aten-dimento pediátrico
O deputado federal Marçal Filho (PMDB) vistoriou ontem o andamento das obras do Pronto Atendimento Infantil (PAI) de Doura-dos, cujo os recursos extraordinários junto ao Ministério da Saúde, no valor de R$ 1,5 milhão, foram assegurados pelo parlamentar em 27 de dezembro de 2010. O dinheiro foi repassado à Prefeitura de Dourados no dia 16 de novembro de 2012, por meio da Ordem Bancária número 800060, e foi depositado na agência 0562 da Caixa Econômica, Conta Corrente número: 66470837. A expectativa do deputado é que o PAI passe a atender as crianças no primeiro semestre de 2015.
O Pronto Atendimento Infantil está sendo construído à Rua Frei Antônio, 3.640, a poucos metros da Rua Coronel Ponciano. “Essa unidade, que já deveria estar concluída e servindo a população, vai humanizar os serviços de saúde voltados às crianças, de forma que tudo que é feito na atualidade em termos de pediatria na saúde pública ficará para trás”, enfatiza Marçal Filho. “O PAI tratará criança como criança a partir do momento em que um grupo de profissionais da medicina passará a trabalhar exclusivamente com esse público”, ressalta Marçal.
De acordo com o deputado, o Pronto Atendimento Infantil vai garantir condições ideais de trabalho aos profissionais da saúde, com uma infraestrutura totalmente voltada para as crianças, com pediatria, brinquedoteca e até o fraldário. A ideia é criar uma unidade de saúde com uma equipe multi-profissional composta de pediatras, ortopedistas, psicólogos, fonoaudiólogos e outros especialistas em a-tendimento infantil. “O diferencial será o ambiente de atendimento, que não terá o perfil de hospital e sim uma estrutura física planejada para ser um espaço condizente com essa faixa etária, com atividades lúdicas co-ordenadas por profissio-nais da área, além de salas de vídeo e cursos educati-vos”, explica.
Para Marçal Filho, o PAI significará um progresso na pediatria a partir do momento em que concentrará os serviços de urgência e emergência num mesmo local, desafogando os hospitais públicos e assegurando uma atenção exclusiva às crianças. “Mais de 90% dos atendimentos em pediatria não exigem internação e o PAI possibilitará que essas crianças recebam atenção profissional padronizada, de forma que os casos que dispensarem internação serão solucionados com rapidez e, nos demais, o paciente irá se recuperar em tempo menor porque terá tratamento hu-manizado”, explica.
Ainda segundo Marçal Filho, o PAI é importante não apenas porque humaniza o atendimento às crianças e garante condições ideais de trabalho aos pediatras, mas, também, porque se preocupa com toda infraestrutura que envolve uma pediatria, desde a brinquedoteca até o fraudário. “A soma de R$ 1,5 milhão assegurados para a construção do Pronto Atendimento Infantil é resultado de uma ação contínua junto ao Ministério da Saúde”, finaliza Marçal Filho.