Paciente denuncia precariedade no Hospital da Vida de Dourados

Emocionada, a douradense, de 30 anos, disse que ninguém procura hospital porque quer, e chegar no local e ser tratado assim, como lixo, é triste demais

  • Karol Chicoski
Foto mostra pacientes internados no corredor porque não tem quartos suficientes para atender todos (Foto: divulgação/94FM)
Foto mostra pacientes internados no corredor porque não tem quartos suficientes para atender todos (Foto: divulgação/94FM)

Uma douradense, que preferiu não ser identificada, procurou a 94FM na manhã desta segunda-feira (14) para denunciar a situação do Hospital da Vida, que é a principal referência de urgência e emergência no sul de Mato Grosso do Sul.

Ela explicou que ficou internada no fim de semana no HV e que apenas 1% do total de funcionários se importava com as pessoas doentes, o restante, fazia cara de mau humor. Ela relatou ainda que no corredor, onde ficou, já que não havia mais quartos disponíveis, as macas estavam sem lençol e sem cobertor, além da falta de circulação de ar. “Apenas uma funcionária fazia de tudo para ajudar a gente, o restante, não se importava”, lamentou.

Além dela, nove pessoas também estavam no corredor, algumas, inclusive, no chão. Durante o tempo que ficou no local, a douradense citou alguns casos que mais chamou a atenção. Uma jovem, de 22 anos, que havia sido espancada por um homem há um mês, e no fim de semana,  procurou o Hospital da Vida porque estava com muita dor. Mesmo assim, encaminhada para o corredor, não recebeu nenhum tipo de medicamento. A douradense falou ainda, que durante a madrugada, essa jovem vomitou quase o tempo inteiro e ninguém aparecia para ajudá-la. Horas depois, o médico surgiu, mas apenas perguntou o que ela sentia e desapareceu.

A situação com ela não foi diferente, já que conseguiu ser atendida apenas, quando seu esposo procurou ajuda porque estava tremendo de dor, já que ninguém ia, sequer, ver como os pacientes estavam. 

No corredor também estavam um preso com fratura aberta, uma mulher vomitando sangue e um senhor chorando pedindo para morrer, porque não aguentava de dor, e segundo ela, ninguém fazia nada. Em todas as situações, os profissionais eram vistos sem luvas. 

Emocionada, a douradense, de 30 anos, disse que ninguém procura hospital porque quer, e chegar no local e ser tratado assim, como lixo, é triste demais.

Hospital da Vida

Em uma situação de denúncia sobre a superlotação no HV, há um mês, a direção do hospital havia informado que nesse dia teve excesso de serviço em 20% do atendimento normal, por isso, 12 pacientes estavam sendo atendidos nos corredores da unidade. Porém, essa situação é diária.

Ainda conforme a direção, essa situação seria resolvida com mais uma unidade de saúde, já que o Hospital da Vida atende 33 municípios, por isso, vive com um número grande de pacientes.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Aparecida

    Aparecida

    Me desculpa, o hospital que meu filho foi operado foi o hospital universitário e não o hospital da vida...

  • Indignada

    Indignada

    Realmente hospital da vida se tornou um horror.minha mae ficou internada lá e ate remédio trocado deram pra ela,chegando lá encontrei minha mae passando mal.Alem da falta de educação das enfermeiras que fingem que não esta vendo as pessoas e quando VC chama elas fingem ser surdas,parece que VC eh invisível.não eh soh uma nem duas que fazem isso ,são a maioria,penso por que escolheram essa profissao,enfermagem eh pra quem tem amor ao próximo e se dedica com honra a sua peofissao,agora ter falta de respeito quando a pessoa esta acamada sem forcas isso faz a pessoa ficar pior ainda.Vi vários casos estando ali acompanhando minha mae,paciente diabetica chorando pq o médico removeu parte do pe dela a mais do que ele já tinha falado pra ela e ele ainda teve a cara de pau de gritar no corredor que não fazia milagre não.vi médicos que não se importa com a saúde do paciente ,que usam da sua profissão pra se engrandescer perto dos menos favorecidos...eh triste a situação desse hospital ,se não bastasse a falta de recursos existe a falta de respeito e amor a profissão.lamentável.hospital deveria rever o atendimento de seus funcionários.

  • jEREMIAS

    jEREMIAS

    Também a populacao tem o que merece, votaram em bandido agora aguenta, a cidade esta abandonada, sem iluminaçao, sem saude, sem educacao uma vergonha, esses vereadores,unico eh o marcal que trabalha. Kd o Ministerio Publico???

  • Sandra

    Sandra

    Esperar o quê de um hospital desse se nem mesmo a atenção básica nos postos está como deveria ser?Falta tudo!Médicos, material básico, medicamentos, educação e respeito por parte de alguns funcionários.Falta principalmente responsabilidade por quem administra essa cidade.Pior é saber que muito do dinheiro destinado à saúde pública está nos bolsos de poucos.

  • Geizi dos Santos Câmara

    Geizi dos Santos Câmara

    Isso é muito triste e nunca vai acabar , a saúde em Dourados virou piada. Não existe administração em Dourados.

  • Anônimo...

    Anônimo...

    O que está faltando no Hv e o que está faltando em Dourados inteiro ADMINISTRACAO, pois nosso secretário de saúde manda entrar na justiça (MP) pra que ele cumpra o que é de dever dele....isso é uma lástima...muito triste....

  • Katiuci

    Katiuci

    Olha sou douradense reclamei muito do atendimento hospitalar da minha cidade mas quando sai pra morar em Navegantes Santa Catarina descobri que temos um ótimo atendimento porque aí se corrermos atraz para ser atendido ainda conseguimos alguma coisa aqui se chamar a polícia ou á reportagem capaz de ainda doente sairmos presos o açougue público que eles aqui chamam de hospital me faz sentir falta de Dourados aí não é e nunk foi dos melhores mas tem pior bem pior é com gente muito mas mal educada gente que acha que tem um rei na barriga só porque mora aqui estamos feitos com a saúde pública é com a má formação dos profissionais da área tbem fazer oq com esses políticos comendo nosso dinheiro invés da investir???é triste á realidade do Brasil hoje

  • Rosangela

    Rosangela

    Olha minha mae esteve Internada nesse hospital ,a falta de atenção e ignorância de.alguns infermeiros ,medicos tb fz.com ela.sei piorasse na infecção dela..Infelizmente ela faleceu não puderam fazer nada por ela..a.unica coisa que sabem fazer é dar um.remedinho p dor fura a pessoa varias vezes p achar veia e mesmo assim não adiantou ..E é por isso que falam que é hospital da Morte

  • Elaine

    Elaine

    Dentro do hospital o que vemos são várias situações tristes, desagradáveis, podemos começar pela limpeza; ela não existe, mal tiram os lixos, lençol podemos dizer que é lenda, se quiser ter uma noite se sentindo limpo tem que trazer de casa, cobertor; lenda, cadeiras para acompanhantes não existe, tem que fazer uma peregrinação pelo hospital pra ver se consegue, o Dr. especialista em ortopedia fez a cirurgia no sábado e até hoje não voltou pra ver o paciente, são dez dias já de internação e posso dizer que quando se está no hospital parece mais um campo de guerra, as enfermeiras se acham as melhores da galáxia, as auxiliares pegam o plantão as 18:00 mas aparecem no quarto lá pelas 22:00 ou seja, se tiver medicamentos nesses horários fica tudo acumulado, e temos que rezar para não perder o acesso venoso as 5:30 porque elas não trocam, tem que ir embora as 6:00 e deixam pro outro plantão que se tudo der certo passam no quarto até as 11:00, quando falamos área da saúde temos na memória limpeza, organização, bons fluídos, pessoas que queiram realmente se doar em favor ao próximo, mas.... o que podemos fazer é rezar pra nunca precisar cair lá dentro.

  • Aparecida

    Aparecida

    Semana passada fiquei com meu filho internado pois ele passou por cirurgia, fomos bem atendidos, os remédios na hora certinha, a dieta, lençóis e roupas tudo limpinho, não tenho do que reclamar graças a Deus ?, é triste saber que por culpa do algum funcionário que não está em um dia legal tratar os pacientes com descaso...sei que a saúde não anda muito legal em Dourados, mas cada um escolhe o emprego que gostaria de trabalhar, é só esse funcionário escolher outra função, pq como a moça da matéria disse ninguém vai pro hospital porque quer e sim porque precisa...essa é minha opinião

  • João

    João

    Isso é simples de resolver. . E só a prefeitura investir adequadamente os recursos que não são poucos. . Sem super faturar nada. . Tanto dinheiro que vai pra essas empresas terceirizadas. . Outras com licitações fraudulenta. . Sem dizer nos funcionários comissionados. Q geram uma despesa enorme. . Cadê os vereadores para fiscalizar? ? Vereadores de Dourados! !! Uma vergonha vcs. . Uma das funções de um vereador é fiscalizar o executivo .. Mas nem todos tem esse compromisso com a população. . Salve 2. Q ainda tem Deus no coração. . Marçal e ishi. . O restante. . Q Deus abençoe se vcs merecerem

  • Marcos

    Marcos

    Ola venho aqui falar sobre essa materia trabalhei no HV durante quase 3 anos e sei q o hospital tem suas deficiençias e que estao trabalhando com bem menos funcionarios q muitos estao de ferias q foi meio q obrigatorio pq ja iam vencer 2 anos e tinham q sair pq nao podia passar.. E claro tem muitos funcionarios bons q acabam levando a fama junto com os outros ... E um hospital daquele porte nao tem como abrigar 33 municipios sendo q tem muitas cidades de porte medio q podem atenter seus pacientes mais mandam tudo pra dourados e que sobrecarregam o hospital e ainda os funcionarios .. Claro q isso nao e desculpa para deixarem pessoas com dor e passando mal ... E ainda mais uma o upa q agora manda gente pra la para fazer exames pq o seu raio-x esta quebrado ou seja o atendimento ja e precario e so la com pra atender tudo e ainda trabalham so 2 medicos Por plantoes pra atenderem a todo o hospital e ainda as ambulancias e pronto socorro.. Mais a gente tem que cobrar dos nossos politicos melhorias para q eles cobrem do governo estadual e dos outros municipios q tratem seus pacientes e venham so em caso de extrema urgencia para q a populaçao de dourados seja melhor atendida em sua propria cidade ...

  • Revoltado

    Revoltado

    Nossa saude esta uma vergonha. Alguem precisa nos ajudar sei muito bem oque acontece naquele lugar.

  • Jurandir

    Jurandir

    Saúde sempre tem desculpas, uma hora é falta de material, outra é falta de médico, outra é a superlotação e ninguém resolve nada. MAs Quando um reles mortal se enfurece nas dependências nimguém sabe por quê? Daí É culpa dos funcionários ou do gestor ou do cidadão que foi buscar ajuda. Não é só na saúde em todos os setores tá igual.....

  • Eliane

    Eliane

    Fiquei meu filho internado la nem todas as enfermeiras da noite sâo assim mas o descaso e verdade pior no final de semana