Operação “El Catedral” combate organização criminosa com líder em penitenciária de Dourados
Ao todo foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva
Nas primeiras horas desta quinta-feira (17), após a expedição de mandados de busca e apreensão e prisão preventiva pela 1° Vara Federal de Dourados, a Seção de Investigações Gerais de Dourados deflagrou a operação” El Catedral”. A operação visava combater uma ORCRIM – Organização Criminosa que era chefiada de dentro da PED (Penitenciaria Estadual de Dourados) e atuava no tráfico internacional, interestadual além de ser responsável por determinar crimes de homicídios e roubos na cidade de Dourados.
Ao todo foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva. As ações ocorreram nas cidades de Dourados, Douradina, Ivinhema e Rondonopolis-MT. A operação contou com o apoio da DEPAC DDOS, 1°DP DDOS, DAM DDOS, DAIJ DDOS, DP LAGUNA CARAPÃ, DP ITAPORÃ, DP MARACAJU, DP NOVA ALVORADA, DP RIO BRILHANTE, SIG FATIMA DA SUL, DP CAARAPÓ, DP NAVIRAI, SIG IVINHEMA, SIG PONTA PORÃ DEFRON, GARRAS, DERF, DELEAGRO e DENAR, sendo empregados ao todo, 25 viaturas e 100 policiais civis, além do helicóptero do CGPA que forneceu o apoio aéreo.
A ação teve como resultado além do cumprimento das buscas e da efetivação das 11 prisões preventivas, a captura em flagrante de mais 4 pessoas pelo crime de tráfico, a apreensão de 6kg de maconha e 30g de pasta base, bem como a apreensão de R$ 23 mil em dinheiro em espécie, sendo que que metade deste dinheiro foi encontrado dentro da PED com um dos detentos que era parte do núcleo duro da ORCRIM.